Acesso Rápido

“HERÓIS DE TODA A ESPÉCIE” CRIA EMBAIXADORES DA BIODIVERSIDADE EM POMBAL

“HERÓIS DE TODA A ESPÉCIE” CRIA EMBAIXADORES DA BIODIVERSIDADE EM POMBAL

Cerca de 140 alunos de 5 escolas do concelho de Pombal, participaram hoje em mais uma ação do programa “Heróis de Toda a Espécie”. Uma iniciativa da REN – Redes Energéticas Nacionais, em parceria com os Ministérios da Educação e do Ambiente, que conta ainda com o apoio técnico da Quercus.

Dirigida a crianças do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico, o evento decorreu na Escola Básica de Vieirinhos e permitiu sensibilizar os mais novos para a importância da proteção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção.

Teatro, jogos e a plantação de algumas árvores autóctones foram o mote desta iniciativa, que teve como personagens principais o Lince Ibérico, a Azinheira, a Abetarda, a Águia de Bonelli, a Cegonha-Preta, o Lobo-Ibérico, o Sobreiro, o Azevinho ou o Medronheiro.

Concebida para complementar os programas escolares, as ações de sensibilização, que já passaram por cerca de 15 localidades do país, envolvendo mais de 1000 alunos e cerca de 50 professores, utilizam uma abordagem interativa e dinâmica, promovendo uma consciência ambiental e sentido de responsabilidade junto dos mais novos.

A REN criou também um site para facilitar o acesso a todos os conteúdos, disponível em https://www.ren.pt/pt-PT/sustentabilidade/herois_de_toda_a_especie, no qual, para além de materiais didáticos para utilização em sala de aula, estão disponíveis jogos educativos, curiosidades e notícias. A REN prevê ainda publicar no site e divulgar nas páginas corporativas da empresa nas redes sociais, todas as iniciativas e ações no âmbito da biodiversidade, que sejam realizadas pelas autarquias locais e escolas do ensino básico, promovendo assim uma massa crítica nacional.