Pombal acolhe duas Técnicas Superiores de Cabo Verde, em formação no nosso País

O Município de Pombal irá acolher nos dias 10 e 11 de Setembro uma visita técnica de trabalho e formação de duas técnicas superiores da República de Cabo Verde, que estarão no nosso País ao abrigo de um programa de formação de quadros técnicos, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

A opção da RBE pelo Município de Pombal sustenta-se no facto do “concelho de Pombal constituir para o Gabinete da RBE um bom exemplo das políticas de articulação dos serviços de educação e das bibliotecas escolares e municipal na promoção da leitura e da escrita”.

A visita de formação insere-se no trabalho de apoio que a RBE desenvolve com vista à operacionalização da Rede de Bibliotecas de Cabo Verde, e que contempla diversas ações, das quais se destaca o programa de formação de quadros técnicos, que tem como objetivo garantir padrões mínimos de qualidade no funcionamento e gestão dos futuros serviços de biblioteca naquele país.

O Programa Rede de Bibliotecas Escolares português, lançado em 1996, tem como objetivo primordial instalar e desenvolver bibliotecas e serviço de biblioteca nas escolas do subsistema de ensino público, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura e ao acesso, uso e produção de informação em diferentes suportes.

Desde 2008, o alargamento do Programa RBE às escolas portuguesas no estrangeiro constitui uma das suas prioridades de atuação, tendo-se materializado na criação das bibliotecas da Escola Portuguesa de Moçambique, 2008, Timor Leste, 2010, S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde, 2018.

A RBE tem vindo, igualmente, a implementar diversas ações com entidades e parcerias locais, com o intuito de prosseguir o apoio à política de afirmação do património linguístico português no estrangeiro, contribuindo através do acesso ao livro e a outros recursos documentais em diferentes suportes, para a melhoria das competências da leitura, da escrita e da oralidade dos alunos.

Assim, no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação Portugal – Cabo Verde, foi assinado, em dezembro de 2017, um Protocolo de Cooperação entre o Camões, Instituto de Cooperação e da Língua Portuguesa, I.P, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e o Ministério da Educação de Cabo Verde com vista à implementação do projeto Dinamização de Bibliotecas Escolares naquele país africano.

Biblioteca Municipal celebra 20 anos

Para além do acolhimento da visita de duas técnicas de Cabo Verde, o mês de setembro tem reservado um conjunto de atividades de promoção e de dinamização do livro e a da leitura, numa programação que se insere nas comemorações do 20º Aniversário da Biblioteca Municipal de Pombal.

De 17 a 24 de setembro estarão à disposição do público em geral várias atividade, que decorrerão em vários pontos da cidade de Pombal, desde as viaturas da Rede Pombus, e das suas paragens, ao Largo do Cardal, sem esquecer a própria Biblioteca.

Para além do aniversário da Biblioteca de Pombal, decorrerá de 21 a 22 o seminário “Bibliotecas: Memória, Identidade e Património”, que tem como destinatários professores, educadores, animadores socioculturais, mediadores de leitura e bibliotecários, num evento que tem como objetivo a promoção da partilha de boas práticas e de projetos nacionais na área das bibliotecas, visando ainda suscitar o debate sobre os principais desafios com que estas são confrontadas no século XXI.