Acesso Rápido

Praia do Osso da Baleia recebe pelo 15º ano consecutivo o galardão Bandeira Azul

atribuição da bandeira azul à Praia do Osso da Baleia pelo 15º ano consecutivo

Praia do Osso da Baleia recebe pelo 15º ano consecutivo o galardão Bandeira Azul

A Praia do Osso da Baleia irá hastear a Bandeira Azul pelo 15º ano consecutivo, numa distinção que é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Este galardão é o reconhecimento da qualidade ambiental e de desenvolvimento sustentável que a Praia do Osso da Baleia apresenta, resultante da aposta e do esforço que o Município emprega na promoção daquela praia, que será, porventura, a única da Península Ibérica livre de construções e da influência urbana.

No decorrer do processo de atribuição da Bandeira Azul são avaliado um conjunto de critérios, que envolvem a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da praia, serviços e a segurança.

Este ano, o Programa Bandeira Azul irá desenvolver o tema “O Mar que respiramos”, que irá incidir sobre papel das florestas marinhas na produção do oxigénio que necessário à vida, realçando a componente da educação ambiental e de promoção de comportamentos racionais da utilização de recursos.

A edição 2018 distinguiu 332 praia em todo o país. Na zona Centro, para além da Praia do Osso da Baleia, foram distinguidas outras 38 prais, sendo que 32 são costeiras e 16 são fluviais, num total de 19 concelhos desta região.

 

Sobre a Praia do Osso da Baleia

Para além da distinção da Bandeira Azul, o Osso da Baleia é uma praia inclusiva, sendo reconhecida desde 2005 como uma Praia Acessível, por dispor de infraestruturas de acessibilidades a pessoas com problemas de mobilidade, permitindo o acesso de utentes com cadeiras de rodas ao areal.

É também, desde 1998, Praia Dourada, galardão que reconhece os valores singulares do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico ou patrimonial, com ambientes naturalizados e reduzido grau de infraestruturação.

Em 2017, a Praia do Osso da Baleia foi distinguida pela Quercus como “Praia com Qualidade de Ouro 2017”, prémio que distingue a qualidade das águas balneares.

O trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município ao longo dos últimos anos foi também reconhecido pela Agência Portuguesa do Ambiente, que em 2017 distinguiu o Município de Pombal como “Município Mais Azul”, por ter obtido a melhor pontuação, ao nível da Região Centro, na avaliação das atividades de educação ambiental realizadas na Praia do Osso da Baleia, no âmbito do Programa Bandeira Azul.