Acesso Rápido

Pombal dedica programação do mês de maio ao Marquês de Pombal

Pombal dedica programação do mês de maio ao Marquês de Pombal

Reforçar o estatuto de cidade Pombalina e a aposta na promoção da figura histórica do Marquês de Pombal são alguns dos objetivos que o Município pretende alcançar com a realização de uma programação dedicada a Sebastião José de Carvalho e Melo.

Essa proposta intitula-se “Maio: Mês do Marquês”, através da qual o Município preparou um conjunto de eventos para celebrar a vida, a obra e a influência que aquela figura histórica deixou bem marcada em Pombal.

O ponto alto desta programação acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de maio, com a realização do Festival Pombalino, que este ano, pela primeira vez, integrará o Festival de Estátuas Vivas Barrocas, e que receberá financiamento comunitário, no âmbito da candidatura “Produtos Turísticos a Região de Leiria” da CIMRL, através do Centro 2020.

Espalhado pelo Centro Histórico da cidade, o Festival de Estátuas Vivas Barrocas pode ser visitado nos dias 19 e 20, das 15H00 às 18H00. Desde o ponto mais central, na Praça Marquês de Pombal, até à zona do Largo e Jardim do Cardal, os visitantes poderão admirar 13 estátuas vivas, que representarão figuras históricas da época pombalina, profissões e costumes populares setecentistas.

O Festival Pombalino arranca no dia 18 com visitas encenadas ao Museu, através das quais os participantes poderão conhecer o património associado ao Marquês de Pombal numa recriação histórica conduzida por atores profissionais, que encarnarão figuras barrocas e que apresentarão o espólio do Museu Municipal, a vida e a obra de Sebastião José de Carvalho e Melo

No sábado, dia 19, o festival começa com um cortejo barroco pelas ruas da cidade. Às 12H00 tem início o Mercado Barroco, na Praça Marquês de Pombal, com Artesanato, Tasquinhas e Animação Pombalina. A partir das 21H00 há lugar à noite setecentista, com o espetáculo de teatro “O Francês em Londres”, de M. de Boissy, seguido de uma festa popular com diversões galantes com música, dança e poesia. O encerramento do dia 19 será às 24H00.

O mercado Pombalino regressa no domingo, dia 20, às 12H00, após uma arruada pelas ruas da cidade (11H00). A tarde desse domingo oferecerá música barroca, danças exóticas, momos e acrobatas, e jogos tradicionais.

Às 20H00 regressa a noite setecentista, com uma festa popular animada por malabaristas e saltimbancos acrobatas, terminando a noite com um Sarau Pombalino, com música e poesia (com encerramento às 22H00).

O mês de maio terá outras atividades alusivas à figura do Marquês de Pombal. No dia 08, dia em que se assinala o aniversário da sua morte, será apresentado ao público o filme infantil “Marquês de Pombal”, que resulta de um protocolo entre os Município de Pombal e de Oeiras, e que pretende divulgar a sua vida aos mais novos.

No dia 12, pelas 14H30, o Museu Marquês de Pombal receberá o Atelier de Ilustração “Traje Barroco”, da autoria de Cristina Sousa. Uma atividade aberta ao público, a partir dos sete anos, mas limitada a 15 participantes.

A programação encerra no dia 23 de maio com o Desfile e Concurso Pombalino “Máscaras Barrocas”, um evento destinado às IPSS’s do concelho e que terá lugar na Praça Marquês de Pombal.

A programação do Maio: Mês de Marquês pode ser consultada aqui.