Comemorações do 25 de Abril decorrem em Pombal de 21 a 25

O Município de Pombal promove durante cinco dias as Comemorações do 25 de Abril com uma programação diversificada, que tem o ponto alto no dia 25, com as cerimónias oficiais, no Largo do Cardal.

As comemorações arrancam no dia 21 com o Convívio de Minibasquete, promovido pelo Núcleo de Desporto Amador de Pombal, um evento que traz ao Expocentro centenas de crianças, praticantes daquela modalidade. O encontro tem hora marcada para as 10H00 e repete a jornada no dia 25, no mesmo local.

Ainda no dia 21, às 21H30, o palco do Teatro-Cine de Pombal receberá o concerto “Reviver Carlos Paião”, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço. Este concerto, de entrada gratuita, contará ainda com a participação dos cantores Daniela Araújo, Teresa Pereira, Raquel Garcia e André Lacerda.

No dia 22, pelas 09H00, dar-se-á início à quarta edição do Trail Running Pombal_Sicó, no Largo do Cardal, numa organização conjunto do Município e dos Bombeiros Voluntários de Pombal. Esta corrida tem um carácter solidário, cujas verbas das inscrições revertem na totalidade para os Bombeiros de Pombal, para a aquisição de equipamentos de proteção individual.

A programação continua no dia 23 com a realização do segundo Parlamento dos Jovens de Pombal, às 15H00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O Parlamento dos Jovens terá a representação de alunos do Agrupamento de Escolas da Guia, Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, Agrupamento de Escolas de Pombal, ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, Colégio João de Barros, Colégio Cidade Roda, Externato Liceal de Albergaria dos Doze e Instituto D. João V.

No dia 24 a Câmara e os seus serviços abrirão portas à comunidade, para mais um Dia Aberto da Câmara Municipal de Pombal. Durante esse dia, serão feitas visitas guiadas aos serviços da edilidade, dando a oportunidade aos cidadãos de conhecer os vários serviços da autarquia, em especial aqueles que não têm atendimento ao público, numa iniciativa que pretende aproximar mais os cidadãos ao Poder Local.

No dia 25 as comemorações começam às 10H00 com a arruada da Filarmónica Vermoilense, que percorrerá as ruas da cidade. Depois, às 10H30, serão hasteadas as bandeiras em frente ao Edifício dos Paços do Concelho, para, de seguida, ser realizada a Evocação a Salgueiro Maia, no largo com o seu nome. Aí, o Capitão de Abril, será lembrado com a colocação de uma coroa de flores e com a declamação de poesia.

As cerimónias continuarão às 11H15 no Café Concerto, onde será apresentado o livro “Ramalho Eanes, o Último General” pela sua autora, Isabel Tavares, numa sessão que terá moderação da jornalista Dina Sebastião.