Biblioteca promove iniciação do público sénior à informática

O Município de Pombal lançou, através da Biblioteca Municipal, o projeto “Avós em rede – iniciação à informática”, que pretende ser um pólo de iniciação e integração da população sénior ao mundo da informática, e que resulta de um conjunto de políticas que o Município tem promovido no âmbito do Envelhecimento Ativo.

Esta é uma iniciativa de acesso livre e gratuito tem como objetivo a criação e dinamização de atividades com recurso às novas tecnologias e decorre num contexto de formação e aprendizagem.

É dirigido a pessoas em situação de aposentação e que pretendam acrescentar competências à sua formação pessoal, ao mesmo tempo que fomenta o convívio interpessoal, como forma de combate à exclusão e ao isolamento social dos seniores – que, ao aprenderem a usar um computador, ganham mais competências de comunicação à distância.

Esta iniciativa conta já com 32 participantes, que se dividem em duas turmas, uma à quarta-feira e outra à sexta-feira. O sucesso da iniciativa tem-se espalhado, encontrando-se em lista de espera 37 pessoas, que manifestaram interesse em dar os primeiros passos no mundo da informática e da Internet.

À disposição dos participantes está uma programação que os ensina a trabalhar com software de tratamento de texto, acesso e navegação na Internet, com preponderância para a criação e envio de correio electrónico, e a introdução ao mundo das redes sociais, como o Facebook e Skype.

Estes desafios são tidos como uma excelente atividade para exercitar a mente, a memória e aumentar a autoestima de quem participa nestas sessões.

Os interessados no projeto podem obter mais informações junto do Biblioteca Municipal de Pombal, através do telefone 236 210 521 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-pombal.pt.