Município de Pombal eleito para a Direção da Artemrede

O Município de Pombal integra direção da ARTEMREDE, um ano após a sua adesão a este projeto de cooperação cultural, que tem como missão promover a qualificação e o desenvolvimento dos territórios onde atua, valorizando o papel central dos teatros e outros espaços culturais enquanto pólos dinamizadores e promotores das artes e da cidadania.

O Município de Pombal fica assim representado na nova Direção da Artemrede pela Vereadora da Cultura, Ana Gonçalves, que ocupará o seu lugar na direção como vogal.

A Artemrede será agora presidida pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, que terá como vice-presidente Vereador da Câmara Municipal de Abrantes, Luís Dias.

Os restantes membros da direção são os Municípios da Moita, na pessoa do seu Vice-Presidente, Daniel Vaz Figueiredo), e Palmela, que é representado pelo Vereador Luís Miguel Calha.

A Mesa da Assembleia Geral será presidida por Inês de Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada, e será secretariada por Inês Silva, Vereadora da Câmara Municipal de Alcobaça, e pelo Presidente do Município de Sobral de Monte Agraço, José Alberto Quintino.

Os novos órgãos sociais ficam completos com o Conselho Fiscal, que é constituído pelos Municípios do Montijo, na pessoa da Vereadora Sara Ferreira, e Sesimbra, representado pela Vereadora Felícia Costa. O Conselho Fiscal integra também um Revisor Oficial de Contas.

Os órgãos sociais da Artemrede contam ainda com um Conselho Consultivo constituído por António Fonseca Ferreira, Helena Santos, João Ferrão e Maria de Assis Swinnerton, que será reforçado, em 2018, com a entrada de António Matos, Vereador da Câmara Municipal de Almada e anterior Presidente da Direção da Artemrede.

A Artemrede integra atualmente 15 Municípios: Abrantes, Alcanena, Alcobaça. Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar.

Em 2017, Pombal recebeu no âmbito da Artemrede o Festival Manobras, com seis espectáculos, uma oficina artística, o Projeto de Educação Patrimonial (desenvolvido em parceria com o Município de Alcobaça – Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto e Município de Pombal – ETAP) -Visitas Extraordinárias por Guias Extraordinários – “Projeto Patri…quê?” e o projeto “Os Visionários”, que transforma o espectador em programador, envolvendo as comunidades na definição da programação cultural.

Em Pombal, este projeto conta já com a participação ativa de 13 visionários, que colaboram entusiasticamente na selecção da programação do Festival Manobras para 2018 (Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas).