Município aprova adesão à Rede de Cidades Criativas

A Câmara Municipal de Pombal aprovou o acordo de parceria para a adesão à Rede de Cidades Criativas, uma rede de experimentação de políticas públicas relacionadas com a promoção da economia criativa e da inovação, que surge no seguimento do Programa Capacitar, no qual o Município de Pombal participa.

A Rede de Cidades Criativas nasce do entendimento e da vontade de um conjunto de Municípios, que pretendem desenvolver um trabalho de cooperação e de desenvolvimento de matérias relacionadas com os domínios da Educação e Competências, Investimento e Empreendedorismo, Convergência, Conhecimento e Liderança.

O acordo de parceria para a adesão a esta rede será assinado conjuntamente com os Municípios de Abrantes, Águeda, Aveiro, Caldas da Rainha, Castelo Branco, Évora, Fundão, Guimarães, Montemor o Novo, Óbidos, Penela, São João da Madeira e Tavira, tendo a ideia nascido no âmbito do programa CAPACITAR, como um projeto piloto de boas práticas na cooperação e capacitação municipal.

O Programa CAPACITAR é uma iniciativa de capacitação da Administração Local para o Desenvolvimento Económico Local, que se desenvolverá pelo período do Portugal 2020, tendo em consideração a mudança de paradigma e reorientação das políticas públicas locais. Este programa tem como meta cumprir os objetivos de qualificação e capacitação de autarcas, dirigentes, trabalhadores e outros agentes locais, para o desenvolvimento e a competitividade económica local.