Acesso Rápido

Semana Verde sobre Azul

Semana Verde sobre Azul

Durante a semana de 6 a 11 de julho, a Praia do Osso da Baleia acolhe a realização da atividade “Semana Verde sobre Azul”, promovida pela Divisão de Águas, Saneamento e Ambiente do Município de Pombal, em parceria com o Museu Marquês de Pombal, o Museu de Arte Popular Portuguesa e a Valorlis, no âmbito do Programa Bandeira Azul 2015.

 

No âmbito desta iniciativa, cada dia da semana será dedicado um tema:

 

No dia 6 – Água, Bandeira Azul e Cidadania

Atividades: Decoração de uma baleia com diversos resíduos que ficará exposta na praia do Osso da Baleia, como elemento artístico e de sensibilização para as questões ambientais e de cidadania. Ação de informação sobre a importância da água, galardão Bandeira Azul e código de conduta da praia do Osso da Baleia. Realização de diversas experiências com água com vista a demonstrar a importância da mesma no nosso quotidiano e para a sobrevivência dos seres vivos, a importância dos oceanos como regulador de temperatura e os perigos da poluição dos oceanos.

 

No dia 7 – Energia

Atividades: Construção e utilização de fornos solares e criação de castiçais a partir da reutilização de garrafas de vidro.

 

No dia 8 – Floresta Sustentável

Atividades: Atelier de plantas aromáticas e medicinais e ação de sensibilização sobre a importância da floresta e prevenção de incêndios florestais.

 

Dia 9 – Resíduos

Atividades: Ateliers de reutilização e jogos alusivos à reciclagem de resíduos.

 

Dia 10 – Faz da Mudança a Tua Praia! (tema do ano do programa Bandeira Azul)

Atividades: Criação de pisa-papéis ou flores (íman) decorado com imagens de incentivo à alteração dos comportamentos e a uma mudança positiva de hábitos;

 

Dia 11 – Conservação da Natureza e da Biodiversidade

Atividades: realização de visita guiada ao percurso pedestre “Trilho da Baleia Verde”, seguida de ação de controlo do Chorão-das-areias.

 

Estas atividades têm como objetivos a afirmação da posição do Município como entidade promotora de boas práticas ambientais, em que procuramos incentivar os participantes e os veraneantes a uma alteração dos comportamentos e a uma mudança positiva dos seus hábitos. Ao longo desta semana, pretendemos divulgar as boas práticas ambientais e promover a sua implementação, de forma natural e sistemática, sensibilizando ao mesmo tempo os veraneantes para a necessidade de adotarem boas práticas ambientais, de modo a contribuírem ativamente para a melhoria do ambiente.

 

Por outro lado, pretende-se com estas atividades fomentar o Turismo Sustentável, dar a conhecer e divulgar a história e os recursos da Praia do Osso da Baleia e promover o património natural e cultural do Concelho. Para além disso, estas atividades são tidas como um contributo para a promoção da cidadania, do respeito e da responsabilização pelo ambiente, bem como para a importância da água e das suas propriedades, para a necessidade de a utilizar corretamente, poupar e preservar.

 

Na Semana Verde sobre Azul os participantes poderão executar diversas experiências com água, com vista à demonstração da importância da água no nosso quotidiano e para a sobrevivência dos seres vivos, para a importância dos oceanos como reguladores de temperatura e para os perigos da poluição nestes ecossistemas.