Dia da Educação 2020

Secretário de Estado da Educação, João Costa

15h30 – Conferência | Secretário de Estado da Educação, João Costa

16h00 – I Painel | Experiências de parcerias para o sucesso e inclusão

David Rodrigues | TEMA DE INTERVENÇÃO (em live streaming): “Um vírus que não pode infetar a inclusão”

NOTA BIOGRÁFICA: Presidente e fundador da Pró-Inclusão / Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Professor de Educação Especial doutorou-se na Universidade Técnica de Lisboa. Lecionou em universidades portuguesas (Porto, Açores e Coimbra) e estrangeiras (Bélgica, Estados Unidos, Brasil e China). Cessou a sua carreira docente em 2015 como Professor Catedrático. Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Handicap Internacional. É conferencista convidado em países da Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Publicou 32 livros, dezenas de artigos em revistas da especialidade e integra o Conselho Editorial de revistas científicas nacionais e internacionais. Recebeu em 2007 o Prémio de Investigação “União Latina” e em 2017 o “Distinguished International Leadership Award” concedido pelo Council for Exceptional Children – DISES (EUA). É, desde junho de 2015, Conselheiro Nacional de Educação.

Luísa Malhó | TEMA DE INTERVENÇÃO (presencial): “Reinventar a intervenção social em tempos de pandemia: a importância das parcerias”

NOTA BIOGRÁFICA: Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade, no ACM, I. P., tendo entre janeiro e fevereiro de 2020 acumulado este cargo com a Presidência do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, I. P., em regime de substituição. Tem uma vasta experiência de trabalho na área social no Escolhas, quer tendo estando como Diretora do Programa Escolhas entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018, como Coordenadora de Zona entre 2007 e 2015 e técnica de zona, cargos que ocupou ao longo dos 20 anos de existência deste programa. Foi anteriormente Coordenadora Geral do Centro Social Paroquial do Campo Grande, em Lisboa, trabalhou numa IPSS no Bairro da Bela Vista, em Setúbal. Possui Licenciatura em Sociologia pelo ISCTE – IUL (1991). É, desde 2019, Conselheira Nacional de Educação.

Moderadora: Manuela Pinto | Sub-diretora do Agrupamento de Escolas de Pombal

16h45 – II Painel | Desafios do ensino à distância versus avaliação das aprendizagens

António Moreira | TEMA DE INTERVENÇÃO (presencial): “Reinventar o futuro com uma educação digital de proximidade”

NOTA BIOGRÁFICA: Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. Atualmente é Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta e Coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior sedeado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

Daniela Ferreira | TEMA DE INTERVENÇÃO (em live streaming): “A avaliação das aprendizagens como possibilidade para se repensar a ação pedagógica”

NOTA BIOGRÁFICA: Possui Mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto. Interesses de investigação: Diferenciação Pedagógica; Inclusão de crianças e jovens em acolhimento residencial; Práticas pedagógicas inovadoras; Formação de professores; Mediação sociopedagógica no âmbito de contextos educativos formais. Entre outras atribuições, é co-coordenadora do Grupo “Ensino e Inovação Pedagógica” e investigadora da Equipa de acompanhamento e Formação de TEIPs – Territórios de Educação de Intervenção Prioritária.

Moderadora: Paula Cardoso | Unidade de Projetos Educativos