Acesso Rápido

Pombal atribui Medalha de Honra a Salgueiro Maia

Pombal atribui Medalha de Honra a Salgueiro Maia

.

A Câmara de Pombal aprovou por unanimidade na sua última reunião, atribuir, a título póstumo, a Medalha de Honra do Município ao “Capitão de Abril” Salgueiro Maia. A deliberação reconhece a sua “exemplar conduta cívica, elevado grau de compromisso com a causa pública e por ter sido um dos principais impulsionadores da democracia em Portugal”.

A proposta refere-se, ainda, à importância que Fernando José Salgueiro Maia teve na comunidade pombalense, cidade onde viveu grande parte da sua adolescência e onde reuniu um grupo sólido de amigos para a vida e descobriu paixões, que chegou a afirmar: “Pombal é talvez o local do meu segundo nascimento, pois foi aí que rompi a casca para viver noutra dimensão”.

Um genuíno testemunho da importância de Pombal na construção do seu percurso de vida e onde fundou os alicerces que o tornariam no mais puro dos heróis de Abril, tornando-se uma das personalidades mais marcantes da história da democracia em Pombal.

A entrega da Medalha de Honra está prevista para uma cerimónia solene a realizar no dia 1 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no mesmo dia onde será inaugurado um mural igualmente de homenagem a Salgueiro Maia, de autoria do artista plástico João Ribeiro, junto ao seu busto.

O dia 1 de Maio tem um significado especial, já que foi o dia em que, apenas uma semana decorrida da revolução do 25 de Abril, em 1974, Pombal recebeu a visita de Salgueiro Maia naquela que foi a maior manifestação popular da história portuguesa. A forte ligação de Salgueiro Maia a Pombal levou-o a querer celebrar aquele importante acontecimento com os pombalenses que o receberam entusiasticamente pelas ruas da cidade, com a presença do seu “companheiro de armas” Ferreira da Silva, Capitão de Abril, nascido e criado no concelho de Pombal.

Pombal, 16 de abril de 2024