Governo de Moçambique agradece cooperação do Município de Pombal

.

O Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República de Moçambique endereçou um agradecimento ao Município de Pombal pela “liderança, assistência técnica e na cedência de alojamento, a título gratuito, sem qualquer custo adicional” que permitiu a cinco estudantes bolseiros moçambicanos terem concluído com sucesso a sua formação no Núcleo do Politécnico de Leiria em Pombal.

O apoio concedido “foi muito crucial para o Governo de Moçambique, na medida em que reduziu consideravelmente os custos financeiros, sobretudo, num período em que o orçamento adstrito para o pagamento de bolsas de estudo tende a reduzir anualmente”, refere Carla Maria Dias Caomba, Diretora-Geral do IBE.

Também o Presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, expressou o seu “reconhecimento por todo o apoio prestado aos estudantes bolseiros do IBE, e que terminaram agora a sua formação com sucesso. O apoio conjunto de todas as Instituições tem sido fundamental para alcançar, com sucesso, o âmbito desta cooperação para o desenvolvimento. O nosso muito obrigado.”

O apoio concedido pelo Município de Pombal resulta de um protocolo de cooperação estabelecido com o Politécnico de Leiria e com o Instituto de Bolsas de Estudo de Moçambique, permitindo que os jovens oriundos de Cabo Delgado, uma zona que vive uma situação de emergência, frequentassem os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) em Pombal.

Uma iniciativa que contribui para criação de novas oportunidades e para a qualificação dos jovens moçambicanos, particularmente os da região norte de Moçambique, flagelados pelo extremismo violento, que destruiu infraestruturas públicas e privadas, nomeadamente instituições de ensino.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, agradece este reconhecimento, salientando a boa integração destes estudantes no seio da nossa comunidade e considera que estas parcerias são muito importantes, assumindo que é estratégico para a região e para o país aprofundarmos os nossos laços de ligação com os países lusófonos em matérias económicas, sociais e culturais.

Pombal, 15 de abril de 2024

.