“Desafios de Leitura” aproxima crianças e jovens ao livro, escrita e leitura

Incentivar crianças e jovens a construir uma relação próxima com o livro, com a escrita e com a leitura, é um dos objetivos do projeto “Desafios de Leitura” que a Câmara Municipal de Pombal está a promover através da Rede de Bibliotecas de Pombal. A iniciativa pretende, ainda, desenvolver o espírito criativo e demais competências transversais e específicas essenciais para o desenvolvimento pessoal e académico dos jovens.

O projeto surgiu após o encerramento do Concurso Nacional de Leitura, que era promovido anualmente pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), e perante a vontade de organizar uma iniciativa que promovesse a leitura por parte da Rede de Bibliotecas de Pombal.

Neste ano letivo, o “Desafios de Leitura” iniciou em outubro de 2023 com as provas a nível escolar em todos os ciclos de ensino, com o apoio dos professores bibliotecários. Os alunos foram apurados para a fase municipal (última) que se dividirá em dois momentos: provas escritas e provas de expressão oral.

As provas escritas de caráter eliminatório decorreram no dia 29 de fevereiro, na Biblioteca Municipal, para um total de 71 alunos, de todos os ciclos de ensino e de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho e escolas não agrupadas que integram a RBP (21 do 1º ciclo, 24 do 2º ciclo, 15 do 3º ciclo e 11 do Secundário).  As leituras propostas foram, para o 1º ciclo o livro “Era uma vez uma casa”, para o 2º ciclo “Jerónimo e Josefa”, para o 3º ciclo “Hachiko O cão que esperava” e para o Secundário “Fahrenheit 451”. As três primeiras obras referidas foram todas elas distinguidas em diversas categorias com o Selo Caminhos de Leitura, pelo Observatório de Leitura de Pombal, na sua edição de 2022.

Foram apurados na prova escrita 36 participantes, de vários ciclos de ensino. Estes alunos participaram, no dia 19 de março, nas provas de expressão oral, no decorrer da Semana da Leitura, na Biblioteca Municipal, num dia de festa em que se celebraram os livros e a sua importância. Nesta última fase foram encontrados os 12 vencedores do projeto, três por cada ciclo de ensino, tendo o júri decidido, ainda, atribuir oito menções honrosas pelo desempenho relevante nas provas.

De referir que este ano, apesar de a nível intermunicipal haver também vontade de criar uma ação de promoção da leitura para o ano 2024/2025, o Plano Nacional de Leitura avançou com a proposta de um novo projeto destinado a alguns municípios, onde se enquadra Pombal (Programa Leitura em Família).

Destaca-se que as bibliotecas apoiam muitos aspetos da visão da Agenda 2030 da ONU e dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e são instituições públicas essenciais que têm um papel vital a desempenhar no desenvolvimento de todos os níveis da sociedade. São também o coração das escolas, universidades e institutos em todos os países do mundo, pelo que, mantemos a vontade de continuar a traçar caminhos de descoberta nas mais variadas áreas, de onde destacamos, entre muitos outros, a leitura e a escrita e a promoção do desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.

Pombal, 8 de abril de 2024