Acesso Rápido

Castelo de Pombal regressa à época medieval para assinalar 850 anos do Foral Templário

Castelo de Pombal regressa à época medieval para assinalar 850 anos do Foral Templário

O Castelo de Pombal vai regressar à época medieval entre os dias 19 e 21 de abril para se transformar num Mercado Medieval para reviver a entrega do Foral a Pombal por Gualdim Pais, Grão-Mestre da Ordem do Tempo, ocorrida a 18 de junho de 1174.

Serão três dias de muita animação, música, danças, teatro e espetáculos, resultante de uma programação organizada pelo Município de Pombal, através da Unidade de Turismo, em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais (Adilpom). Bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos, jograis, artífices, artesãos, mercadores, regatões e taberneiros ocupam o espaço proporcionando aos visitantes uma viagem no tempo repleta de alquimia, saberes e sabores.

Para a edição deste ano do Mercado Medieval, houve um incremento no espaço do evento, com maior integração na Mata do Castelo, para onde se prolongará o “Souk” (mercado árabe).

O evento iniciar-se-á na sexta-feira, dia 19 de abril, às 10h00, com um cortejo com a participação de cerca de 245 alunos que dinamizarão várias atividades num espaço reservado para o efeito.

Haverá, ainda, um aumentou de momentos de animação, a cargo da “Décadas de Sonho”, onde se destaca a “Quelha das Misérias” (recriação de uma ruela, onde estão figurantes representativos da época das trevas, numa clara alusão às vivências quotidianas da época, onde se destaca a pobreza, miséria e as enfermidades), sessões “Guerreiro por um Dia” e com um evento especial e diferenciador todos os dias, motivando a que todos os dias surja algo de novo e atrativo.

Do programa para sexta-feira, destaca-se às 23h00, “Policeno, o Templário”, um espetáculo de fogo que decorrerá no interior do Castelo. No dia seguinte, sábado, à mesma hora, será promovido um espetáculo histórico alusivo aos 850 anos do Foral Templário. O evento chegará ao fim, no domingo, dia 21, às 21h00, com o espetáculo de fogo “A Chama”.

Procurando envolver ativamente a participação da comunidade local, a Associação de Artesãos de Pombal dinamizará as decorações medievais do Castelo, que no final do evento ficarão na posse do Município para utilização futura, reduzindo desta forma os custos de nova contratação.

Por sua vez, no primeiro dia do Mercado Medieval haverá uma participação das turmas do 7º ano da Escola Marquês de Pombal, numa primeira interação que se pretende aumentar no futuro.

À semelhança de edições anteriores, o Município de Pombal colocará à disposição de todos os visitantes, uma rede de transporte público urbano (Pombus), gratuito, entre o centro da cidade (Largo do Cardal) e o Castelo, apelando à sua utilização, uma vez que o parque de estacionamento junto ao monumento estará interdito e haverá condicionamento do trânsito na Rua da Encosta do Castelo..

Pombal, 8 de abril de 2024