Pombal promove atividades dedicadas à Proteção Civil

.

No âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil, comemorado no dia 1 de março, o Município de Pombal vai promover um conjunto de atividades a decorrer durante uma semana procurando sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção civil.

Desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Pombal, a iniciativa tem como objetivos a educação e sensibilização da população; reforçar a bolsa de operadores DAE (Desfibrilador Automático Externo) aumentando a segurança de todos; dotar os diversos agentes de proteção civil de mais conhecimento pessoal e profissional; e, promover o treino e mais conhecimento de infraestruturas críticas existentes no concelho.

As atividades iniciar-se-ão na sexta-feira, dia 1 de março, com a apresentação pública do Clube de Proteção Civil do Instituto D. João V, no Louriçal. Uma iniciativa que pretende promover e motivar a existência deste tipo de projetos em outros estabelecimentos de ensino do concelho de forma a que os jovens possam, desde novos, desenvolver e fazer desenvolver a ação de proteção civil.

No sábado, dia 2 de março, decorrerá uma ação de formação de SBV-DAE (Suporte Básico de Vida – Desfibrilhador Automático Externo), contribuindo para capacitar e aumentar a bolsa de operadores de DAE do município.

Por sua vez, no dia 5 de março, terá lugar uma “Mass-Training Suporte Básico de Vida” destinada a todos os alunos do 9º ano dos Agrupamentos de Escolas de Pombal, Gualdim Pais e Guia de forma a dar início a um plano de educação sobre a temática junto da comunidade escolar.

Para o dia seguinte está prevista a realização de um exercício operacional tendo como palco o parque de estacionamento subterrâneo do Largo São Sebastião, no centro da cidade. Envolvendo, essencialmente, o Serviço Municipal de Proteção Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia de Segurança Pública, a ação visa o treino operacional dos agentes de proteção civil em situações de maior complexidade, bem como o conhecimento e teste aos equipamentos daquela infraestrutura.

O programa terminará no dia 9 de março com a dinamização de um Workshop de Primeiros Socorros Psicológicos direcionado a agentes de proteção civil, em especial aos técnicos da área da edução e da ação social, sendo estes que também todos os dias lidam, de forma precoce, com a primeira intervenção em caso de eventual ocorrência de catástrofe ou acidente grave ou até mesmo no âmbito familiar ou pessoal.

Ainda sem data definida para a sua realização, está prevista uma ação no âmbito da implementação do programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras que pretende simular e testar o processo de evacuação e confinamento da população das aldeias, em caso de incêndio rural, devendo os habitantes deslocar-se para o ponto de encontro e abrigo coletivo previamente definido.

Pombal, 28 de fevereiro de 2024