Município investe 4,4 milhões de euros na reabilitação da Escola Conde Castelo Melhor

.

O Município de Pombal vai investir 4,4 milhões de euros na reabilitação da Escola Conde Castelo Melhor, concluindo, deste modo, a requalificação de todos os edifícios escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de todo o concelho. A adjudicação foi aprovada em reunião de Câmara realizada a 14 de fevereiro, e as obras deverão ter início no final do ano letivo.

A intervenção corresponde a um anseio antigo e pretende dotar a cidade de uma escola com condições dignas e equiparadas às existentes nos restantes centros escolares do concelho. “Essa é a nossa estratégia e é por isso que todas as crianças do concelho de Pombal têm polos escolares requalificados, modernos, com equipamento tecnológico adequado. E esta escola não podia ficar de fora desse nosso objetivo de garantir as melhores condições para que possam aprender mais e melhor”, considera o presidente da Câmara Municipal.

O autarca realça o investimento significativo, inteiramente suportado pelo orçamento municipal, e pelo facto de ficar, assim, “concluído este ciclo de investimentos em todas as freguesias na requalificação das escolas do 1º Ciclo”. Apesar de não ter apoio financeiro comunitário, a autarquia ficará atenta a “eventuais oportunidades de financiamento para esta intervenção”, diz.

Pedro Pimpão sublinha que as obras deverão arrancar após o final do atual ano letivo, para garantir que este “decorra com tranquilidade, com normalidade e para uma haver uma transição pacífica para o próximo ano letivo daquela comunidade escolar”.

No âmbito de um parecer da equipa técnica que foi constituída, com representantes da escola, do agrupamento de escolas, da junta de freguesia e da Unidade de Projetos Educativos da Câmara Municipal, durante a execução das obras, que deverá decorrer durante dois anos, as atividades letivas funcionarão nas instalações do Externato A Falinha, uma vez que apresenta as condições adequadas para garantir a manutenção da segurança, qualidade de ensino e aprendizagem.

O projeto prevê a construção de um centro escolar com dez salas de aula, biblioteca, ginásio, recreio exterior e outras áreas de serviço. Será um edifício livre de barreiras arquitetónicas, com todas as condições de acessibilidade exigíveis.

Será realizada a requalificação urbana do espaço envolvente, criando um cais de embarque e desembarque que reúna todas as condições de segurança para a entrega e recolha de crianças, minimizando eventuais congestionamentos no trânsito naquela zona central da cidade. Será criado também um novo acesso ao edifício, com uma entrada principal coberta, assim como uma outra zona igualmente coberta para cargas e descargas do refeitório.

Pombal, 19 de fevereiro de 2024