Acesso Rápido

“Que este ano de 2024 seja um ano de renovação da esperança, da união e de reforço da motivação, para continuarmos juntos a construir um concelho cada vez mais próspero”

“Que este ano de 2024 seja um ano de renovação da esperança, da união e de reforço da motivação, para continuarmos juntos a construir um concelho cada vez mais próspero”

.

Caras e caros pombalenses,

O início de um novo ano é sempre um momento de reflexão e de renovação de esperança para as nossas vidas, tanto a nível individual, como a nível coletivo.

O ano que se passou, 2023, foi um ano muito desafiante a vários níveis, num panorama a que assistimos a vários focos de instabilidade e de incerteza, a nível nacional e a nível internacional.

Contudo, em Pombal, mantendo fiéis ao nosso caminho, em 2023 conseguimos definir em conjunto um plano de ação integrado na nossa estratégia de desenvolvimento do nosso concelho até 2030, tendo conseguido novas obras importantes para o nosso território, como a abertura do novo Posto de Turismo, no centro da cidade, concretizando uma reivindicação antiga; a requalificação da zona urbana da Várzea e a do Largo Salgueiro Maia (largo da estação); a requalificação da zona de interface rodoviário, onde prestamos permanentemente uma homenagem àquele que foi o primeiro pombalense a desempenhar as funções de Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, o Almirante Silva Ribeiro.

Intervenções que permitiram requalificar as entradas nobres na cidade. Mas não ficámos por aqui. Inaugurámos também o Centro Escolar da Pelariga, inserido na estratégia de modernização dos polos escolares em todas as freguesias.

Além disso, instalámos a rede de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) em todo o concelho e demos passos importantes para o Parque Verde de Pombal, com a aquisição dos terrenos para a sua instalação, na zona do Emporão.

Inaugurámos ainda o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes e lançámos o Programa Municipal de Incentivo ao Arrendamento Jovem – que contou com 32 candidaturas – que irá permitir apoiar jovens casais numa fase importantíssima das suas vidas, a qual é a fase da sua emancipação. E queremos todas as freguesias, porque entendemos que todos os jovens devem ter as mesmas oportunidades.

Neste ano que agora começa, iremos continuar a promover aquilo que consideramos importante para o desenvolvimento do concelho. De acordo com a nossa estratégia com o foco sempre na melhoria das condições de vida de todos os pombalenses em todas as freguesias, estamos a preparar um conjunto significativo de investimentos na Educação, que permitirão reforçar ainda mais a nossa oferta educativa e continuar a modernizar os edifícios escolares

Projetos como a requalificação do Centro Escolar Conde Castelo Melhor – um investimento de quase 5 milhões de euros – a requalificação das escolas Gualdim Pais e Marques de Pombal, duas obras com os projetos concluídos e que aguardam pelo financiamento prometido se iniciarem.

Mas também o Centro de Formação Automóvel da Escola Tecnológica Artística e Profissional (ETAP), o Pólo de Inovação e Conhecimento, a localizar no Casarelo, que acolherá as instalações definitivas do nosso polo de Ensino Superior, e a Residência de Estudantes do Ensino Superior, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, a implementar em plena zona histórica da cidade, onde iremos também criar um Espaço Cowork, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

 

Caras e caros pombalenses,

Em 2024 a prioridade passa, igualmente, pelo forte impulso ao desenvolvimento económico. Precisamos de continuar a apoiar os nossos investidores, fixar empresas, criar valor no nosso território e promover emprego qualificado que possa permitir atrair novos talentos e fixar também as novas gerações.

É por isso que vamos continuar a nossa política de ampliação e requalificação de zonas industriais.

Neste momento já investimos dois milhões de euros na ampliação do Parque Industrial Manuel da Mota, e vamos continuar a investir, para termos mais 27 hectares de terrenos disponíveis.

Mas vamos investir também na expansão da Zona Industrial da Guia e iremos criar condições para serem efetivamente ampliadas outras zonas industriais nas nossas freguesias, como no Louriçal, em Albergaria dos Doze, na Pelariga e na Redinha. Estamos, por outro lado, a preparar dois novos parques empresariais: um a sul, que junta Vermoil, Meirinhas e Carnide, e outro a norte, que abrangerá Vila Cã e Abiul.

É essa a nossa ambição de criar condições para fixarmos mais empresas no nosso território e melhorar as existentes, nomeadamente com a beneficiação da Zona Industrial da Formiga, onde iremos continuar com as intervenções faseadas.

Para além de termos terrenos disponíveis para os nossos empresários, queremos fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo. Daí que em 2024 vamos criar uma incubadora de empresas, precisamente para apoiar os jovens no desenvolvimento de startups de base tecnológica. Iremos continuar a estimular os nossos investidores na relação privilegiada com o Município de Pombal

Na área da Saúde, temos previsto investir mais de 5,4 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a construção do novo Polo de Saúde do Vale do Arunca – abrangendo as freguesias de Redinha, Pelariga e Almagreira – e com a ampliação do Centro de Saúde de Pombal.

Na área da Ação Social, iremos implementar duas creches, no Grou e na Assanha da Paz; lançar o Programa Municipal de Incentivos à Natalidade; e abrir o Gabinete de Apoio às Famílias e à Parentalidade.

Iremos atualizar aqueles que são documentos estruturais na área da Ação Social. Como a Carta Social e o Diagnóstico Social, mais iremos também continuar a apoiar aqueles que mais precisam do nosso estímulo, nomeadamente os nossos idosos, por intermédio da implementação da Estratégia de Envelhecimento Ativo Saudável e Feliz.

 

Caras e caros pombalenses,

O ano de 2024 vai ser uma oportunidade para vermos uma das faces mais evidentes daquilo que é a nossa estratégia para um Pombal mais verde.

Desde logo, com a implementação do Parque Verde do Emporão e do Parque Verde do Casarelo, em ligação à Mata da Rola e ao Castelo, também com a criação de parques verdes nas freguesias, porque entendemos que a aposta num concelho mais verde é uma aposta na qualidade de vida das pessoas e na fruição que as famílias devem ter dos espaços verdes.

Um deles, em início de obra, é o Parque Verde do Louriçal, mas outros se irão seguir, como o prolongamento do corredor ribeirinho do Arunca, até à freguesia de Vermoil.

Ao nível do Ordenamento do Território, iniciaremos a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), um instrumento super importante e estratégico para o desenvolvimento do nosso concelho.

Iremos avançar igualmente com a requalificação da Casa Mota Pinto, em parceria com a Universidade de Coimbra.

Manteremos o investimento em outras áreas, com destaque na melhoria da rede de saneamento, na beneficiação da rede viária, na eficiência energética e ainda na nova concessão da iluminação pública.

Assim como na área do Turismo. Em 2024 vai ser o ano em que vamos abrir, finalmente, o Explore Sicó e valorizar o potencial do nosso maciço calcário. Mas, vamos continuar a olhar para a nossa zona costeira. Valorizaremos a Praia do Osso da Baleia com um novo posto de apoio e promoveremos a abertura da nova Praia do Urso.

Considerando todo o potencial que temos do ponto de vista ambiental, elaboremos o Plano Estratégico de Reabilitação das Linhas de Água e criaremos um centro de interpretação na Mata do Urso.

Ainda do ponto de vista turístico, vamos definir a marca Pombal, a nossa identidade territorial para podermos promover Pombal para o futuro.

E 2024 também será um ano importante com o projeto de requalificação da EN1/IC2, entre Meirinhas e Pombal, num investimento de mais de 22 milhões de euros por parte da Infraestruturas de Portugal.

É por tudo isto que vai ser um ano exigente e um ano de desafios constantes. Tenho a certeza e a perfeita noção que se nos mantivermos unidos e determinados, como temos estado até aqui, vamos conseguir concretizar os objetivos a que nos propomos.

Faço votos para que este ano de 2024 seja um ano de renovação da esperança, da união e de reforço da motivação, para continuarmos juntos a construir um concelho cada vez mais próspero, um concelho mais desenvolvido com enfoque na melhoria da qualidade de vida, da felicidade e do bem-estar de cada um que o escolher para viver ou trabalhar.

Um feliz 2024 para todos.

Pedro Pimpão

 Pombal, 1 de janeiro de 2024

.