Município assegura 5,4 milhões do PRR para investimentos na área da Saúde

O Município de Pombal vai investir mais de 5,4 milhões de euros na área da Saúde no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com destaque para a construção de um novo polo de Saúde e a ampliação do Centro de Saúde de Pombal.

A submissão de candidaturas aos dois Aviso Convite insere-se no âmbito da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários e preveem financiamentos no montante total de 5.424.837,00€ contemplando obras de requalificação e uma construção nova.

Enquadrado na estratégia municipal de reorganização dos cuidados de Saúde primários, envolvendo as juntas de freguesia, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e o Agrupamento dos Centro de Saúde do Pinhal Litoral (ACES PL), será construído um novo polo do Vale do Arunca, abrangendo as freguesias de Almagreira, Pelariga e Redinha, atualmente servidas por três unidades de Cuidados de Saúde Personalizados.

A futura infraestrutura, com um investimento de 1,6 milhões de euros e a edificar em local consensualizado pelas três autarquias, permitirá melhorar as condições para os profissionais médicos, enfermagem e técnicas, melhorando igualmente a qualidade da resposta assistencial às populações, com mais valências e serviços.

Por sua vez, a ampliação do Centro de Saúde de Pombal tem um investimento previsto de 3,5 milhões de euros e visa garantir melhor capacidade de resposta e dignidade aos utentes, face às alterações organizacionais que têm sido implementadas, para além do aumento do número de utentes inscritos nos respetivos ficheiros clínicos.

Neste momento existem respostas que estão altamente condicionadas, não conseguindo os profissionais ali alocados esgotar a sua capacidade assistencial pelo espaço exíguo que têm ao seu dispor.

A ampliação das instalações do Centro de Saúde permitirá, essencialmente, proporcionar melhores serviços de fisioterapia, Saúde Mental ou de promoção da parentalidade positiva, ou até mesmo, para garantir outras respostas como a consulta de nutrição, pé diabético ou resposta eletrocardiografia.

Os restantes investimentos a realizar, num valor superior a 325 mil euros, irão incidir em reparações e benfeitorias em 13 Extensões de Saúde do concelho, verificadas no âmbito de vistorias técnicas realizadas pelo município e ARSC.

Trata-se de um conjunto de intervenções de reabilitação e remodelação nas instalações, nomeadamente nas salas de espera, gabinetes médicos e de enfermagem, sistemas de climatização e conforto térmico (AVAC), sistemas de segurança contra incêndios, bem como em sistemas de produção de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos.

Pombal, 4 de dezembro de 2023