‘Próximo ano será marcado pela aposta no desenvolvimento económico’

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal afirmou que o próximo ano “será marcado pela aposta no desenvolvimento económico, com foco nas novas gerações, e na promoção da qualidade de vida e bem-estar das pessoas”. Ao discursar na sessão solene comemorativa do Dia do Município – 11 de novembro – Pedro Pimpão considerou que “importa manter os olhos postos no futuro”.

Relativamente ao desenvolvimento económico, o autarca anunciou os projetos de ampliação dos parques empresariais municipais: mais 30 hectares no Parque Industrial Manuel da Mota e mais 21 lotes de terreno na Zona Industrial da Guia.

Mas também a instalação de uma incubadora de empresas no edifício do Centro de Apoio à Indústria, que acolherá igualmente um espaço de apoio às empresas em parceria com o IAPMEI.

Pedro Pimpão anunciou ainda a rede Pombal Cowork nas freguesias do concelho e a criação do Espaço Cowork âncora em plena zona histórica, em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL). “Um espaço dotado de todas as condições e comodidades para nómadas digitais, profissionais liberais, trabalhadores em teletrabalho, entre outros”, disse.

Por outro lado, quanto às novas gerações e na captação de talento, o Presidente da Câmara referiu que no próximo ano será lançada a Residência de Estudantes de Ensino Superior, bem como o projeto do futuro Polo de Ensino Superior, investimentos que irão “apoiar a estratégia de crescimento e afirmação do Politécnico de Leiria como agente propulsor determinante na nossa região”.

Referindo-se ao programa municipal de apoio ao arrendamento jovem – em fase de receção de candidaturas até ao dia 4 de dezembro – Pedro Pimpão anunciou o lançamento de um programa de apoio e incentivos à natalidade, a criação de um gabinete de apoio às famílias e à parentalidade e o banco do bebé. “Uma iniciativa de fomento de economia circular para promover a reutilização de bens e equipamentos para a primeira infância”, considerou.

Porque as crianças e as suas famílias “têm um papel principal em Pombal”, o autarca destacou os projetos de requalificação das escolas Conde Castelo Melhor, da Gualdim Pais, e da Marquês de Pombal, num investimento global superior aos 13 milhões de euros.

Outro dos projetos anunciados por Pedro Pimpão diz respeito à construção do “grande parque verde urbano”, na zona do Emporão, com uma área de 6 hectares, e que “é ansiada há muitos anos”. “Numa intervenção que vai complementar a rede concelhia que queremos promover com um parque verde de fruição comunitária em cada freguesia”, vincou.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “é com os olhos postos nestes desafios e no nosso ambicioso plano de ação que continuamos a trabalhar para construir um futuro próspero para o nosso concelho”. “Apesar de todas as incertezas e os sinais de instabilidade que vamos registando, tanto a nível nacional como internacional, estamos preparados e motivados para pôr em prática todos os nossos compromissos”, afirmou.

Pombal, 14 de novembro de 2023