Coordenadores técnico e científico da Breaking Isolation em visita de trabalho

Os coordenadores técnico e científico da Rede Breaking Isolation estarão em Pombal nas próximas quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de novembro, para uma visita de trabalho técnica. A Rede, coordenada pelo município de Agen (França), integra os municípios de Pombal, de Tonder (Dinamarca), Jumilla (Espanha), Skofja Loka (Eslovénia), Serres (Grécia), Fot (Hungria), Isernia (Italia), Bjelo Polje (Montenegro) e Roman (Romania).

Breaking Isolation é uma Rede de Planeamento e Ação que pretende atuar sobre o isolamento social através da promoção da participação dos cidadãos.

O desenvolvimento e implementação deste projeto ocorrerá no Município de Pombal, no âmbito da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde, com o Gabinete de Desenvolvimento Sustentável e Felicidade.

Sabemos que as conexões sociais são necessárias para a vida em sociedade, mas hoje em dia muitas pessoas vivem próximas e ao mesmo tempo isoladas, sendo que este problema não afeta apenas os idosos. Assim, o objetivo desta rede é promover a participação cidadã, a diversidade social e os vínculos intergeracionais. Através da experimentação, serão definidas soluções capazes de mitigar o isolamento social através da criação de laços e ligações sociais entre jovens e idosos, promovendo o vínculo social entre as pessoas de várias idades, e entre estas e o território, através da constituição de brigadas comunitárias.

Até 2025, a rede irá cooperar entre si, partilhar experiências e reforçar as suas competências, ao mesmo tempo que desenvolvem um Plano de Ação Integrado combater o isolamento social a nível local. Tudo isto com base no Método URBACT, que privilegia a co-criação através da participação de todas as partes interessadas a nível local, promove a aprendizagem pela ação e incentiva a implementação de uma abordagem integrada, envolvendo os diferentes setores e níveis de governação.

A Rede Breaking Isolation é financiada pelo programa europeu URBACT IV, um Programa de Cooperação Territorial Europeia para cidades de todas as dimensões. Os principais objetivos do URBACT são o apoio às cidades no planeamento e na implementação de estratégias de desenvolvimento urbano sustentável integrado, baseadas no método URBACT caracterizado pela participação das partes interessadas locais e pela cooperação transnacional. O programa é centrado nas redes de cidades e assente no reforço das capacidades e no desenvolvimento e partilha de conhecimento.

Dentro em breve será constituído em Pombal um grupo local URBACT que agregará entidades, instituições e sociedade em geral, interessados em procurar soluções que ajudem os cidadãos a não viverem socialmente isolados.

Este grupo será o motor do projeto Breaking Isolation uma vez que se pretende que reúna responsáveis de diferentes partes interessadas, num ambiente de projeto eficaz e adequado à co-criação e experimentação.

Pombal, 7 de novembro de 2023