Académicos da Universidade de Coimbra estudam urbanismo e arquitetura de Pombal

Um grupo de alunos e docentes do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia (DARQ-FCTUC) da Universidade de Coimbra vão desenvolver projetos e estudos académicos em torno do urbanismo e da arquitetura do concelho de Pombal. A iniciativa surge na sequência de um protocolo de cooperação celebrado entre aquela Faculdade e o Município de Pombal.

A referida cooperação visa, essencialmente, a criação de um Design Studio – Atelier de Arquitetura, denominado “Pombal: desenhar nas entrelinhas da cidade”, tendo por objetivo debater o futuro desenvolvimento urbano do concelho.

Para além da criação do Design Studio, o DARQ-FCTUC compromete-se a promover o desenvolvimento de Teses de Mestrado subordinados à respetiva temática e promover a realização de uma maquete do território a grande escala, painéis de propostas sobre diversos temas e maquetas dessas mesmas propostas.

Está prevista, ainda, a organização de workshops, encontros, debates e exposições, assim como debater o futuro desenvolvimento urbano de Pombal.

A cooperação estabelecida surge num momento em que o Município de Pombal pretende iniciar a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), como instrumento alinhado com a estratégia Pombal 2030, afigurando-se fundamental pensar e projetar de forma integrada, consciente e estruturada a área urbana de Pombal.

Por outro lado, a Câmara Municipal mantém firme o propósito de, em linha com o programa autárquico gizado para o presente mandato autárquico, promover iniciativas que permitam pensar o concelho e desenvolver soluções que proporcionem o equilíbrio entre zonas residenciais, zonas empresariais e zonas verdes, tendo em conta as necessidades atuais e futuras do território.

O arranque dos trabalhos decorrerá nesta quinta, sexta-feira e sábado (dias 19, 20 e 21 de outubro) com a deslocação a Pombal de um grupo de cerca de duas dezenas de alunos e dois docentes da DARQ-FCTUC. O grupo serão recebidos pelas 10h30 de quinta-feira, dia 19, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Durante os três dias de trabalho, será realizada uma reunião com o Executivo Municipal e técnicos do Município da área do Urbanismo e Reabilitação Urbana, bem como visita aos locais de intervenção, como Zona Industrial da Formiga, zona desportiva e futuro parque verde, interface rodoferroviário e centro urbano e Casarelo, entre outros. Estão previstos, também, contactos com a população.

Pombal, 17 de outubro de 2023