Apresentados cerca de 3000 contributos para a Estratégia de Desenvolvimento Pombal 2030

No âmbito da participação pública, de 11 de julho a 11 de agosto, relativa ao Plano de Ação da Estratégia de Desenvolvimento Pombal 2030, foram rececionados cerca de 3000 contributos, a maioria dos quais através do formulário online e da exposição patente nos Claustros dos Paços do Concelho.

A iniciativa pretendeu apelar à comunidade o seu envolvimento e contributos para a construção da Estratégia de Desenvolvimento através de um modelo de participação dinâmico, multifacetado e complementar, que pretendeu alcançar o máximo de envolvimento dos pombalenses.

Através da exposição “Plano de Ação Pombal2030. Um processo participado e participativo”, a comunidade revelou a pertinência do Objetivo Estratégico 3 – Pombal mais coeso e inclusivo, a quem atribuiu quase um terço dos votos que tem na sua essência contribuir para o reconhecimento do concelho de Pombal como um território que se diferencia pela capacidade de oferecer um conjunto de recursos, serviços e iniciativas que lhe conferem uma qualidade de vida ímpar, capaz de atrair, reter e fixar população, contrariando a inversão populacional observada nas últimas décadas.

Adicionalmente, a comunidade apresentou quase 300 sugestões, tendo sido integradas mais de 80 por cento das sugestões em 99 ações presentes no Plano de Ação da Estratégia Pombal 2030.

Também ao nível das ações, os cidadãos revelaram a sua concordância com a grande maioria, verificando-se total concordância em mais de um quarto das ações. Entre as mais votadas, salientam-se as cinco ações que obtiveram um maior consenso entre o universo de participações:

OE1. POMBAL MAIS COMPETITIVO E DIGITAL

A.01.01.01. Ampliação e requalificação de espaços-âncora

A.01.01.03. Requalificação e redefinição setorial da Zona Industrial da Formiga

A.01.01.05. Beneficiação e afirmação da Expocentro

A.01.01.02. Ampliação e requalificação de espaços complementares

A.01.02.06. Criação de rede concelhia de espaços cowork | Pombal CoWork

OE2. POMBAL MAIS SUSTENTÁVEL E RESILIENTE

A.05.02.02. Delineação e implementação do plano estratégico para a reabilitação e recuperação de linhas de águas | PERLA

A.04.01.01. Alargamento da cobertura da rede de saneamento, criando sistemas alternativos para os aglomerados dispersos

A.04.02.01. Reforço da rede de ecocentros e instalação de ilhas ecológicas inteligentes

A.04.01.02. Reforço e modernização do sistema de tratamento de águas residuais

A.04.01.04. Monitorização e otimização do ciclo urbano da água | Menos desperdício, mais eficiência

OE3. POMBAL MAIS COESO E INCLUSIVO

A.07.02.01. Reforço, valorização e reorganização da rede de cuidados de saúde primários

A.07.02.02. Dinamização da Unidade de Convalescença no Hospital Distrital de Pombal

A.06.01.03. Construção e requalificação de infraestruturas escolares

A.07.01.01. Reforço da capacidade das respostas sociais para a população idosa, infantil e com deficiência

A.07.02.03. Afirmação da aposta na literacia e na comunicação em saúde

A.08.02.03. Criação de Habitação a Custos Controlados e incremento do arrendamento acessível

OE4. POMBAL MAIS CONECTADO AO TERRITÓRIO E ÀS PESSOAS

A.11.02.02. Melhoria da rede viária municipal e incremento da segurança das vias rodoviárias

A.11.03.02. Reforço da mobilidade urbana e restruturação da Rede PomBus

A.12.03.01. Pombal + verde: Criação e requalificação de parques verdes e de lazer

A.11.02.03. Promoção da circulação pedonal e eliminação de barreiras

A.12.03.03. Valorização paisagística do rio Arunca e fomento da integração com a envolvente urbana

Para além de contribuírem para a versão final da Estratégia de Desenvolvimento Pombal 2030, a ser apresentada em próxima reunião de Câmara e Assembleia Municipal, estes resultados vão estar agora patentes na reformulada exposição “Plano de Ação Pombal 2030. Um processo participado e participativo” que vai estar patente nos Claustros dos Paços do Concelho.

Pombal, 19 de setembro de 2023