Município fomenta projetos florestais com plantação de espécies autóctones

O Plano Municipal de Fomento da Floresta Autóctone de Pombal, prevê apoiar em, pelo menos, 270 mil euros, na próxima década, o fomento de projetos florestais de (re)arborização, com espécies autóctones. O documento será apresentado na próxima terça-feira, dia 21 de março, numa sessão pública realizada junto ao Talhão 88 da Mata Nacional do Urso, na freguesia do Carriço.

Com o referido Plano, o município pretende dotar os seus espaços florestais de uma floresta mais resiliente e resistente aos fenómenos bióticos e abióticos, utilizando para o efeito espécies florestais autóctones conhecidas pela sua baixa inflamabilidade e combustibilidade.

Identificados os problemas existentes na floresta que residem na sua estrutura e composição, estando presentes grandes manchas de continuidade com espécies de elevada suscetibilidade à ocorrência e propagação de grandes incêndios rurais, facto acentuado pela desertificação e pela falta de gestão daquelas áreas, considera-se necessário propor medidas e ferramentas que permitam aos proprietários e produtores florestais alterarem este paradigma.

Deste modo, o município desenvolveu um Plano Municipal que visa apoiar a instalação e condução de povoamentos compostos unicamente por espécies florestais autóctones, como sobreiros, carvalhos, freixos, azinheiras, amieiros, medronheiros, entre outras.

Cruzando-se o Plano Municipal de Defesa Florestal Contra Incêndios e o Plano Diretor Municipal (PDM), numa primeira fase, identificaram-se os locais considerados prioritários para a instalação destas espécies, a saber: faixas de gestão de combustível nos 100 metros aos aglomerados populacionais e polígonos industriais, nos 50 metros às áreas de edificação dispersa e nos 10 metros à rede viária municipal, bem como a Estrutura Ecológica Municipal definida em PDM. Este apoio será também estendido a beneficiários interessados em reconverter povoamentos de eucalipto e espécies lenhosas invasoras.

O apoio a conceder pelo Município de Pombal consiste em apoiar os interessados no aconselhamento técnico, na elaboração de projetos florestais de (re)arborização, onde consta o modelo de gestão do povoamento, e no fornecimento das plantas florestais, ficando ao encargo dos beneficiários as operações de instalação e manutenção do futuro povoamento.

A proposta inicial prevê um apoio global de 27.000,00€/ano, prevendo-se um valor que permita rearborizar cerca de 300 hectares/ ano. Considerando que se trata de um plano para o decénio 2022-2031, o orçamento total é estimado em 270.000,00€, podendo o mesmo ser revisto dependendo do número de interessados e a disponibilidade financeira do município.

REFLORESTAR POMBAL

A apresentação do Plano Municipal de Fomento da Floresta Autóctone coincide com as comemorações do Dia Internacional da Floresta e Dia Mundial da Árvore, que contemplará uma ação de retancha no Talhão 88 da Mata Nacional do Urso, no âmbito do projeto “Reflorestar Pombal”, que consiste em substituir as espécies que não se adaptaram (mortas), por plantas novas da mesma espécie de modo a garantir a cobertura completa do povoamento.

Recorde-se que a plantação do referido Talhão 88, com recurso às espécies Pinheiro-Bravo e Pinheiro-Manso, numa área de 18 hectares, foi iniciada a 11 de novembro de 2022, tendo terminado em 16 de dezembro do mesmo ano. As plantações foram efetuadas pela comunidade escolar, forças policiais, escuteiros, juntas de freguesia e população em geral, tendo envolvido cerca de 2500 pessoas.

O Talhão 88 foi atribuído a Pombal no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, tendo sido atribuídos outros dois talhões aos municípios de Leiria e Marinha Grande.

SARAU DE POESIA

Na mesma terça-feira, Pombal acolherá, pelas 19h00 na Biblioteca Municipal, um Sarau de Poesia promovido pela Valorlis, na sequência do concurso “Reutilizar Poesia, Reciclar Palavras”. Neste evento serão declamados os poemas dos autores participantes no concurso, acompanhados com música protagonizada pela Filarmónica Artística Pombalense.

Na ocasião será ainda apresentado o e-book, que compila todos os poemas recebidos no concurso e que ficará disponível no website da Valorlis para download.

Criado com o intuito de despertar a população para a importância da reciclagem através da expressão literária, o concurso foi direcionado a amantes de escrita e poesia e recebeu 42 poemas, escritos por autores de idades compreendidas entre os 10 e os 86 anos, e ainda de utentes de sete instituições.

Os poemas vencedores, foram impressos num saco reutilizável, personalizado e oferecidos a todos os participantes. Sacos reutilizáveis levam na bagagem a mensagem da reciclagem, uma boa opção para colecionar, oferecer ou partilhar.

Pombal, 16 de março de 2023