Psicólogos debatem intervenção em crise, catástrofe e emergência

A Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses realiza, no próximo sábado, dia 11 de março, no Teatro-Cine de Pombal, o II Seminário de Intervenção em Crise, Catástrofe e Emergência. A iniciativa encerra as atividades da Semana da Proteção Civil organizada pelo Município de Pombal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com o Comando Sub-Regional de Leiria da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A sessão de abertura, às 9h30, vai contar com o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, o Comandante Nacional da Proteção Civil, André Fernandes, e o presidente da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Paulo Cunha.

Segue-se, às 11h15, uma sessão sobre ética na intervenção em emergência com Sílvia Marina, moderada por Sónia Cunha. Às 11h45 Rui Ângelo vai falar sobre a psicologia e proteção civil – uma ligação urgente ou emergente, numa sessão moderada por Sérgio Viana.

À tarde, as intervenções recomeçam às 14h15 com o tema “suicídio: da prevenção à posvenção”. A oradora será Sara Santos numa sessão moderada por Rafaela Lopes.

A partir das 15h30 haverá dois workshops: um sobre comunicação de más notícias e gestão do luto na infância com Cláudia Pires de Lima, moderado por Catarina Calado. O outro terá como tema o luto no adulto e conta com Ana Margarida Teixeira como oradora. Será moderado por Susana Amaral.

A sessão de encerramento ficará a cargo do presidente da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Paulo Cunha.

Pombal, 7 de março de 2023