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Pombal candidata investimento de 2 milhões de euros para revitalização económica com ‘Bairro.com Vida’

Pombal candidata investimento de 2 milhões de euros para revitalização económica com ‘Bairro.com Vida’

 

A candidatura “Bairro.com Vida” apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pelo consórcio constituído pelo Município de Pombal, Associação Comercial e de Serviços de Pombal (ACSP) e PMUGest – Pombal Manutenção Urbana e Gestão, EM., foi considerada elegível pelo Júri de Avaliação das Manifestações de Interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito do Grupo de Acompanhamento do Programa Comércio Digital da Componente 16.

O Bairro Comercial Digital de Pombal, designado “Bairro.com Vida”, aposta na dupla transição verde e digital, num investimento próximo dos 2 milhões de euros, para a revitalização económica, modernização e fortalecimento da competitividade e da resiliência do mix de empresas e estabelecimentos nos setores HORECA, comércio e serviços, sem esquecer o cumprimento de objetivos de sustentabilidade económica, social e ambiental.

A área geográfica delimitada abrange 21 hectares incluindo a zona histórica da cidade. No entanto, o investimento irá também abranger zonas adjacentes. Nessa área foram identificadas 324 atividades económicas (41: HORECA; 104: Comércio; 179: Serviços) agregados em 44 códigos de atividade económica (CAE) e dispersos em 37 eixos viários urbanos.

A sua delimitação geográfica e as intervenções preconizadas, apostam na dupla transição verde e digital, envolvendo a qualificação do espaço público pelo seu ordenamento e gestão, encerrando um enorme potencial de revitalização económica, modernização e fortalecimento da competitividade e da resiliência do mix de empresas e estabelecimentos nos sectores HORECA, comércio e serviços, sem esquecer o cumprimento de objetivos de sustentabilidade económica, social e ambiental.

Trata-se de um investimento que se afigura particularmente relevante para os setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor. Um setor que foi duramente afetado pela situação pandémica, atendendo à sua dependência do contacto com o público e às restrições de circulação que estiveram em vigor para controlo da propagação da pandemia, sendo por isso urgente procurar formas de promover o seu relançamento e valorização.

Além disso, a alteração comportamental a que assistimos no decurso da pandemia reforçou o papel da vertente digital do comércio. Esta evolução, torna imperativo, um investimento sustentado e liderante, que assegure um reforço da competitividade setorial e territorial.

Os Bairros Comerciais Digitais surgem, igualmente, como uma medida catalisadora do crescimento económico, procurando enquadrar, por um lado, o vetor da proximidade e da coesão territorial, promovendo a valorização da evidência física e da requalificação dos espaços, recuperando o sentido de planeamento do urbanismo comercial e associando-o ao segundo vetor da política pública e do próprio PRR, visando-se, assim, a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e da integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.

Pombal, 11 de outubro de 2022