Câmara aprova mais de 340 mil euros para apoiar várias Juntas de Freguesia

A Câmara Municipal de Pombal aprovou, na sua última reunião, apoios financeiros globais no valor de 341.725 euros para comparticipar diversos investimentos realizados por várias Juntas de Freguesia do concelho. A maior fatia destina-se a apoiar a aquisição de viaturas para transporte coletivo de crianças.

Os novos veículos são carrinhas de nove lugares, que no caso das Juntas de Freguesia de Abiul, Almagreira, Carnide e Louriçal, irão substituir viaturas que, devido à sua idade, deixam de cumprir os requisitos legais para realizar o transporte de crianças.

A deliberação consiste na atribuição de um valor financeiro até 34.500 euros cada, recebendo a Junta do Louriçal 30.725 euros, uma vez que já adquiriu a carrinha, e por tal a aquisição foi concretizada por um valor mais económico.

Por sua vez, Junta de Freguesia da Pelariga optou pela aquisição de uma carrinha equipada com uma plataforma elevatória e adaptada a pessoas com mobilidade reduzida, orçada em cerca de 66 mil euros, pelo que a Câmara Municipal atribuiu uma verba de 50 mil euros.

Na mesma reunião camarária, o executivo deliberou ainda apoiar a Junta de Freguesia de Vila Cã para a aquisição de um terreno destinado à implantação de um parque verde e de lazer. Trata-se de uma área com 17.547m2 localizada no lugar de Galega, confinante com uma linha de água. A autarquia negociou a aquisição por 58 mil euros, tendo a Câmara Municipal aprovado uma verba no montante de 40 mil euros.

Por outro lado, destinado a comparticipar as despesas com a obra de beneficiação e ampliação do cemitério do Louriçal, que ascende a 94.500 euros, a Câmara Municipal deliberou atribuir à Junta de Freguesia local um apoio financeiro no valor de 67.500 euros.

O executivo municipal aprovou, ainda, a atribuição de um apoio no montante de 50 mil euros à Junta de Freguesia de Vermoil com vista a comparticipar os custos relativos à aquisição de uma máquina e acessórios, representando um investimento total de 69.372 euros.

Trata-se de um equipamento que permitirá uma maior rentabilização em diversas funções, como abertura de valas, limpeza urbana, desmatação de bermas, bem como no auxílio à abertura de novas sepulturas no cemitério da freguesia.

Pombal, 26 de setembro de 2022