Acesso Rápido

Festival itinerante vive experiências culturais durante dois dias em Pombal

Festival itinerante vive experiências culturais durante dois dias em Pombal

 

Pombal recebe durante os próximos dias 20 e 21 (quarta e quinta-feira) o primeiro festival itinerante pelo interior de Portugal, onde se poderá viver experiências culturais únicas e intimamente ligadas à identidade do território. Organizado pela Associação Cultural Gerador, o festival Descobre O Teu Interior está a percorrer sete localidades portuguesas, com um conjunto de atividades para assistir presencialmente e online (em gerador.eu).

Durante dois dias haverá conversas para refletir sobre o interior, concertos em espaços únicos, jantares que celebram a gastronomia, passeios que revelam espaços vedados e workshop dedicados a ofícios locais.

Todas as iniciativas ao vivo decorrem em espaços únicos, sustentáveis, fortemente ligados às comunidades locais e que não são, habitualmente, usados como palcos artísticos.

O festival arranca, na quarta-feira, 20 de abril, pelas 15h00 (ao vivo) com um passeio aberto à aldeia dos Poios e Vale do Poio Novo, na freguesia da Redinha, guiado por Lívia Vaqueira (técnica da Unidade de Turismo da Câmara Municipal de Pombal).

No mesmo dia (ao vivo e online), decorrerá, a partir das 17h00, uma conversa sobre Os imigrantes e o futuro do interior. O local escolhido é a Capela de Nossa Senhora da Estrela (Poios) e com a participação de Anna Martins (Presidente da Associação Cap Magellan), Pedro Pimpão (presidente da Câmara de Pombal) e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social).

A partir das 19h00 será a vez de a Praça de Touros de Abiul receber (ao vivo e online) um concerto pelo grupo Issa Bella, constituído por três amigos pombalenses. Às 20h00, haverá “Jantar da Casa”, no restaurante Quinta das Vinhas, com elogio à gastronomia local com histórias e performance do músico Graciano Ricardo como sobremesa.

Por sua vez, pelas 21h00, será transmitido (online) o filme Terra Ardida, de Francisco Romão, que teve como mote os grandes incêndios ocorridos no verão de 2017. Uma hora mais tarde (22h00, será a vez de a Casa Varela – Centro de Experimentação Artística de Pombal, acolher um concerto intimista de Tó Trips”,

O segundo dia do festival (quinta-feira, 21 de abril), iniciar-se-á às 10h30, com um workshop de calceteiro, em Abiul, onde um calceteiro local transmitirá aos participantes a arte de realização de uma típica calçada portuguesa.

Qual é a imagem do interior no exterior de Portugal?, é a questão que servirá de mote para a reflexão que Carlos Coelho (especialista em gestão e criação de marcas) e Rui Rua (empresário na área do turismo) irão fazer (ao vivo e online) a partir do Núcleo Museológico e Etnográfico do Rancho Folclórico da Redinha.

O festival culminará, às 13h00, em online, com uma sessão de filmes Música Portuguesa e Gostar dela Própria.

Mais informações sobre o festival e aquisição de bilhetes em https://gerador.eu/descobre-o-teu-interior-2022/

 

Pombal, 18 de abril de 2022