Ideias inovadoras criadas por alunos vencem concurso de empreendedorismo

Um projeto para acolher nómadas digitais de todo o mundo e um outro para criar dispensadores de leite em embalagens reutilizáveis, venceram a fase municipal do Concurso de Ideias Empreendedorismo nas Escolas, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e o Município de Pombal.

No escalão do 3º Ciclo do Ensino Básico (3º CEB), venceu o projeto “Leiteira do Século XXI”, apresentado pelos alunos Tomás Cravo, Diogo Pereira e Francisco Santana. A proposta inovadora consiste na criação de dispensadores de leite em embalagens reutilizáveis, à semelhança com o que é feito com os dispensadores de sumos naturais nos supermercados.

Em segundo lugar ficou o projeto “Um mundo melhor”, idealizado por Daniel Lourenço, Afonso Monteiro e José Cavalheiro. Por sua vez, Bianca Neves, Clara Dias e Inês Grunho, viram o seu projeto “A tua melhor amiga” a ficar classificado em terceiro lugar. Os três projetos premiados foram desenvolvidos por alunos da Escola Básica Gualdim Pais, de Pombal.

No escalão do Ensino Secundário/ Profissional, o primeiro prémio foi atribuído ao projeto “Nomadland”, apresentado por Marina Almeida, Lara Mendes e Mafalda Lopes, alunas do curso Técnico de Turismo da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (ETAP). Trata-se de uma proposta de criação de um espaço “cowork” destinado a acolher nómadas digitais na cidade de Pombal, com o intuito de “criar uma comunidade única de nómadas digitais de todo o mundo”, que seja capaz de promover uma ligação com a comunidade local.

O júri, constituído pela vice-presidente da Câmara Municipal, Isabel Marto, e pelos empresários Francisco Marques e Elisabete João, atribuiu o segundo lugar ao projeto “Mental”, dos alunos Diogo Correia, Duarte Gaspar e Tiago Maninha, da Escola Secundária de Pombal. Por sua vez, a ideia “Employee Robot”, apresentada por Nuno Fernandes, Luís Oliveira e Tiago Ribeiro, da ETAP, recebeu a terceira classificação.

Os vencedores de cada escalão – “Leiteira do Século XXI” e “Nomadland” – irão representar Pombal nas finais intermunicipais que decorrerão a 1 de abril na Batalha (Ensino Secundário/ Profissional) e 5 de abril em Castanheira de Pera (3º CEB).

No programa Empreendedorismo nas Escolas Concurso de Ideias concorreram um total de 39 projetos, envolvendo 247 alunos de 15 turmas e 17 docentes, das escolas Gualdim Pais (Pombal), Básica e Secundária da Guia, Secundária de Pombal e ETAP.

Pombal, 24 de março de 2022