Pombal acolhe congresso internacional sobre ‘envelhecer num mundo envelhecido’

A cidade de Pombal vai acolher, nos dias 26, 27 e 28 de maio, a edição 2022 do Ageing Congress, um evento internacional que se propõe ser uma referência no debate das questões em torno do envelhecimento.

O evento, subordinado ao tema “envelhecer num mundo envelhecido”, é promovido pela ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, no ano em que celebra dez anos de existência e que tem como objetivo a promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido, nas suas mais diversas formas.

A associação, sem fins lucrativos, tem como pilar o absoluto respeito pela pessoa idosa, propugnando um envelhecimento com qualidade.

Para o presidente da Câmara Municipal de Pombal, a escolha da cidade de Pombal para acolher o Ageing Congress é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em todo o concelho para a promoção do envelhecimento ativo e saudável, em parceria com as instituições particulares de solidariedade social, as coletividades e as juntas de freguesia.

Pedro Pimpão reafirma o compromisso de no futuro ser definido um Plano Integrado para o Envelhecimento Ativo, onde figurem todas as respostas sociais concelhias ao nível do envelhecimento, bem como elaborar uma Estratégia para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Feliz.

“Este será um instrumento que, para além de nos proporcionar uma visão global sobre o envelhecimento no concelho de Pombal, permitirá nortear estratégias de intervenção e identificar lacunas ao nível da assistência a pessoas idosas e construir, de forma concertada, respostas que possam suprimir as lacunas identificadas”, refere.

Pombal, 1 de fevereiro de 2022