Pombal ilumina edifícios de azul para assinalar Dia das Nações Unidas

Pombal associa-se, no próximo sábado, às comemorações do 75º aniversário das Nações Unidas ao iluminar de azul o edifício dos Paços do Concelho, o Castelo, a Biblioteca Municipal e a Casa Varela.

O Dia das Nações Unidas é assinalado a 24 de outubro desde 1948 e pretende marcar a entrada em vigor da Carta das Nações Unidas (1945). Só em 1971, a Assembleia-Geral das Nações Unidas recomendou aos Estados-membros a celebração da efeméride.

Este ano, a efeméride é marcada, à escala mundial, entre outras ações, pela iniciativa “Turn Europe UN Blue”, promovida pelo Centro de Informação Regional da ONU para a Europa Ocidental (UNRIC, na sigla em inglês), sendo o azul a cor que simboliza a organização.

De acordo com as Nações Unidas, “esta ação pretende demonstrar como os países, as cidades e as comunidades defendem e promovem a missão e os valores da ONU: manutenção da paz e segurança internacionais, promoção dos direitos humanos, redução das desigualdades e prosperidade para todos”.

O Município de Pombal aceitou o desafio lançado pela Organização das Nações Unidas ao comemorar uma data que a organização considera de grande importância para o sistema internacional multilateral, sobretudo no atual contexto de crise resultante da pandemia da Covid-19.

Pombal, 22 de outubro de 2020