Orçamento Participativo de Pombal 2018 – Apresentação de propostas a decorrer até 21 de janeiro

A edição 2018 do Orçamento Participativo (OP) de Pombal arranca este dia 12 de dezembro com a fase de apresentação de propostas, que decorre até ao dia 21 de janeiro de 2019.

Com o arrancar desta nova edição, o Município mantém a sua aposta na promoção do OP como forma de promover uma cultura de participação e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento e no futuro do concelho, assumindo-se o OP como um projeto que incentiva e fomenta a participação para uma cidadania ativa.

Na fase que agora decorre, os interessados podem apresentar a sua proposta através do endereço www.pombalparticipa.pt, presencialmente, e de forma assistida, nos Balcões de Atendimento ao Munícipe, nas Juntas de Freguesia, ou no Fórum Munícipe, no Edifício dos Paços do Concelho e nos Serviços Técnicos.

Passada a fase de candidaturas, será feita a avaliação inicial aos projetos candidatados ela Comissão Técnica de Análise, ficando a conhecer-se a 31 de janeiro os finalistas provisórios, tendo os participantes até 14 de fevereiro para reclamar da decisão daquela comissão.

Segundo a calendarização, os resultados definitivos serão publicados a 27 de fevereiro, tendo depois inicio o período de votação dos projetos finalistas a 4 de março, prolongando-se até ao dia 22 de março. No dia 8 de março será feita uma apresentação pública dos projetos, ficando-se a conhecer os vencedores no dia 25 de março, também em sessão pública.

O OP é um processo de cooperação entre a Município e os cidadãos, através do qual os munícipes podem contribuir para a tomada de decisão sobre o destino dos recursos públicos disponíveis para este efeito, visando a adequação das políticas públicas municipais às necessidades e expectativas das pessoas, contribuindo para melhorar a sua qualidade de vida.

Pombal, 12 de dezembro de 2018