Literacia da Saúde Oral
Secretário de Estado vê Pombal como um exemplo de excelência

Literacia da Saúde Oral
Secretário de Estado vê Pombal como um exemplo de excelência

“Pombal é um exemplo de excelência, que se tem destacado na promoção da literacia em Saúde Oral nas escolas deste concelho, através da integração desta temática numa abordagem transversal ao currículo escolar”, afirmou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, que elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido em Pombal nesta área.

As declarações do governante foram proferidas na cerimónia das comemorações nacionais do Dia Mundial da Saúde Oral, que, pela primeira vez, decorreram de forma descentralizada, em Pombal.

“Já lá vão cinco anos desde que Pombal aderiu ao projeto SOBE e desde essa altura” destacou Fernando Araújo, “o projeto da literacia escolar em Pombal tem chegado a mais de 2600 crianças das escolas deste concelho”.

Para o governante, os resultados do trabalho de Pombal devem-se também “à dedicação e à entrega das pessoas envolvidas no projeto SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares, e que estão diariamente no terreno” a trabalhar para os objetivos daquele projeto, e a quem o Secretário de Estado agradeceu.

Fernando Araújo aproveitou a ocasião para anunciar a contratação de um médico dentista para o Centro de Saúde de Pombal, que irá permitir, segundo o Secretário de Estado, em parceria com o Município e a Administração Regional de Saúde do Centro, a criação de um Gabinete de Saúde Oral naquela unidade de saúde.

Para Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, este é um reforço de meios que servirá para “alargar de forma progressiva no nosso território o conjunto de soluções que disponibilizamos à nossa população”, afirmou.

Para Diogo Mateus, “esta é uma reposta positiva” através da qual “percebemos que, depois da época em que tínhamos que construir e ajudar a resolver os problemas da instalação de extensões de saúde no nosso território, chegou um tempo para tentar perceber que outros serviços podemos fazer, com maior proximidade, com maior qualidade e correspondendo às expectativas dos cidadãos”, disse o autarca, assumido o compromisso do Município em ter um papel ativo na promoção de melhores cuidados de saúde para a população do concelho.

“O Município tem procurado, na medida das suas possibilidades e no campo das nossas responsabilidades municipais, contribuir para a promoção de uma melhor Saúde Oral, com o intuito de auxiliarmos as famílias e a nossa comunidade a ter uma sensibilidade maior para estas questões”, frisou o autarca, lembrando os vários programas municipais que estão á disposição das escolas de Pombal.

Projeto SOBE chega a cerca de 2600 crianças anualmente

O Município de Pombal aderiu ao projeto SOBE no ano lectivo de 2013-2014, envolvendo desde então as 22 bibliotecas escolares do concelho e a Biblioteca Municipal. No âmbito deste projeto, são desenvolvidas anualmente várias atividades de promoção da literacia da Saúde Oral, envolvendo anualmente uma média de 2600 alunos.

Este projeto foi desde a primeira hora encarado como um importante meio para a promoção da Educação para a Saúde e Higiene Oral, e cuja abordagem foi inserida nos currículos escolares das estabelecimentos participantes.

O projeto SOBE já distribuiu em Pombal mais de 2000 kits, que incentivam os mais novos para a importância de se manter o hábito regular da escovagem dos dentes.