Secretário de Estado preside em Pombal às Comemorações Nacionais do Dia Mundial da Saúde Oral

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, presidirá às comemorações nacionais do Dia Mundial da Saúde Oral, que decorrem em Pombal no próximo dia 20 de março, às 10H15, no Teatro-Cine de Pombal.

O Município de Pombal é parceiro na organização destas comemorações, através da Rede de Bibliotecas Escolares, que desenvolve o projeto SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares. As comemorações são promovidas pelo Ministério da Saúde, através da Direção Geral de Saúde e da Administração Regional de Saúde do Centro, pelo Ministério da Educação, através do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, e pela Ordem dos Médicos Dentistas, e resultam de uma iniciativa da World Dental Federation.

O programa das comemorações é direcionado, na parte da manhã, a profissionais do Ensino e da Saúde. À tarde, serão desenvolvidas atividades destinadas ao público escolar.

Após a sessão de abertura, haverá lugar a um conjunto de palestras sobre os Contextos Facilitadores da Aprendizagem, Pensar a literacia em saúde… e A Educação para a Saúde, para além de um conjunto de comunicações individuais sobre a temática.

A segunda parte desta programação é destinada às crianças das Escolas do Ensino Básico e Jardins-de-infância de Pombal que desenvolvem trabalhos no âmbito do projeto SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares.

Assim, às 14H00, a Associação Cultural Resto de Nada promoverá o Concurso Sobe e Desce, para, de seguida, às 15H00, ser apresentado o atelier de confecção de lanches saudáveis, momento que ficará a cargo de profissionais do Município e da Direção-Geral da Saúde e dos Chefs Fábio Bernardino e Inês Fernandes.

Sobre o Projeto SOBE

O Projeto SOBE tem como objetivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das suas Bibliotecas, aumentar a qualidade da divulgação e da informação sobre a Saúde Oral no universo das escolas.

Em Pombal, o projeto conta com a participação de 22 Bibliotecas Escolares, num universo de cerca de 2500 alunos, desde o Ensino Pré-escolar ao 1º Ciclo, que trabalham esta temática de forma integrada nos seus currículos escolares, aliando a promoção da leitura, da escrita, das artes e de outras competências físicas, sociais e emocionais, à promoção da saúde oral.