Pombal é o 11.º município mais sustentável do país

O Município de Pombal é o 11.º mais sustentável do país, revela o estudo Rating Municipal Português 2019, publicado esta semana pela Ordem dos Economistas. Naquele documento, Pombal surge igualmente como o município mais sustentável do Distrito de Leiria e o quarto em toda a Região Centro, composta por 100 municípios.

Na dimensão sustentabilidade financeira, Pombal surge como o 4.º município com melhor situação de sustentabilidade financeira a nível nacional, mantendo-se também nesta dimensão como o município do Distrito de Leiria e da Região Centro com os melhores resultados obtidos.

Para além da sustentabilidade financeira, o estudo avalia outras três dimensões de análise. Na dimensão serviço aos cidadãos, Pombal ocupa a posição 62, em 308 municípios, apresentado uma avaliação de 32,89 pontos. Na dimensão desenvolvimento económico e social, Pombal ocupa a posição 64 (em 308 municípios), com 32,27 pontos, e na dimensão governação, Pombal encontra-se no lugar 71 (em 308 municípios), com 9,54 pontos, a um ponto do top 10 desta dimensão de análise.

No ranking global dos municípios de média dimensão, categoria onde se insere, Pombal figura no top 10, repetindo a 4.ª posição, sendo igualmente o único município do Distrito de Leiria a figurar neste campo de avaliação e o segundo de média dimensão na Região Centro com melhores resultados no rating 2019.

Para a Ordem dos Economistas, o Rating Municipal Português 2019 resulta num documento que “proporciona aos municípios e cidadãos uma matriz estratégica de intervenção e, aos decisores públicos, implicações políticas de cooperação estratégica, numa lógica supramunicipal”.

Para a ordem, “o modelo é participativo e contou, na definição dos indicadores e respetivos ponderadores, com a participação ativa de académicos internacionais e, em Portugal, do Tribunal de Contas, da DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais, da IGF – Inspeção Geral de Finanças, da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, do TIAC – Transparência e Integridade, Associação Cívica, entre outras entidades e individualidades do sector”.

De referir que esta é mais uma instituição independente que avalia de forma positiva a saúde financeira e a gestão da Câmara Municipal de Pombal, depois dos resultados obtidos no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, promovido pela Ordem do Contabilistas Certificados, e na Qualidade da Governação Local em Portugal, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.