Acesso Rápido

Pombal integra projeto SDG Cities Global Initiative promovido por agência das Nações Unidas

Pombal integra projeto SDG Cities Global Initiative promovido por agência das Nações Unidas

.

O Município de Pombal passou a integrar a iniciativa global SDG Cities, promovida pela UN-Habitat, agência das Nações Unidas para os espaços humanos. O programa tem como principal objetivo acelerar a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao nível local.

A adesão foi formalizada no decorrer do 2º Seminário Lusófono Municípios ODS, que se realizou em Mafra, e que contou com a presença do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Paulo Marcelo. O evento reuniu quadros superiores de três agências das Nações Unidas – UNDP, UN-HABITAT e FAO -, autarcas portugueses e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, da Geórgia e da Bósnia e Herzegovina.

Para o Município de Pombal, esta adesão representa o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da sustentabilidade. Como uma das cidades selecionadas, Pombal reforça o seu compromisso com a implementação dos ODS e com o progresso rumo a um desenvolvimento urbano mais equilibrado e inclusivo.

É também mais uma prova do empenho de Pombal em liderar na área da sustentabilidade, contribuindo ativamente para um futuro mais resiliente e sustentável a nível global.

Ao integrar o SDG Cities Initiative, o Município de Pombal terá acesso a apoio técnico, oportunidades de partilha de boas práticas e colaboração com outras cidades envolvidas. A intenção passa por fortalecer as políticas já existentes e procurar soluções inovadoras que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Durante o referido Seminário Lusófono Municípios ODS, Cláudia Costa, coordenadora do Observatório Local dos ODS e do Gabinete de Desenvolvimento Sustentável e Felicidade da Câmara Municipal de Pombal, partilhou com os presentes o caso prático de implementação dos ODS em Pombal.