Câmara faz levantamento dos danos dos incêndios

A Câmara Municipal de Pombal constituiu uma equipa multidisciplinar de acompanhamento e levan­tamento de prejuízos e danos provocados pelos violentos incêndios rurais que atingiram, na passada semana, uma vasta área da Freguesia de Abiul, abrangendo diversas povoações. A decisão surgiu no âmbito de um briefing do Serviço Municipal da Proteção Civil que decorreu na manhã da passada segunda-feira, 18 de julho, onde foi analisada a situação ocorrida nos últimos dias.

Trata-se de uma equipa multidisciplinar, devidamente identificada, que percorrerá todo o território afetado, composta por técnicos de várias unidades orgânicas da Câmara que irão avaliar, essencialmente, danos em estruturas edificadas, em produções agrícolas, em estruturas económicas, entre outras. Integram a equipa técnicos da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde, da Comissão de Vistorias; da Divisão de Obras Públicas; da Divisão de Obras Particulares; do Gabinete Técnico Florestal e do Serviço Municipal da Proteção Civil, para além da Junta de Freguesia de Abiul.

Reconhecendo a necessidade de se proceder à rápida reconstrução de habitações danificadas, algumas em situação inóspita, assim como o apoio a quem perdeu a sua fonte de rendimento, a Câmara Municipal, por diversos meios, procurará sensibilizar o Governo para a disponibilização de ajudas estatais, céleres, para o efeito.

Até ao momento os serviços municipais apuraram uma área ardida superior a 1086 hectares na Freguesia de Abiul. Um número que carece, ainda, da devida validação, nomeadamente, por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Guarda Nacional Republicana (GNR).

É intenção da autarquia, igualmente, e em parceria estreita com o ICNF, a implementação de um programa piloto de Recuperação de Áreas Ardidas, estas ações consistirão em programas específicos de reflorestação e recuperação do território afetado, podendo torná-lo mais resiliente.

Pombal, 19 de julho de 2022