Ação de limpeza do Programa Escolhas recolhe 60kg de resíduos nas margens do Rio Arunca
Conteúdo atualizado em17 de agosto de 2026às 14:58
Passar para o Conteúdo Principal

A atividade fez parte do Programa Escolhas, e englobou uma iniciativa de sensibilização e capacitação ambiental junto da comunidade do Bairro Social Margens do Arunca.
O Programa Escolhas — Portas Abertas promoveu mais uma iniciativa de sensibilização e capacitação ambiental junto da população de Pombal, com particular destaque para os residentes do Bairro Social Margens do Arunca.
A ação combinou uma sessão teórica com uma componente prática de recolha de resíduos em todo o bairro, envolvendo ativamente a comunidade na preservação do ambiente que a rodeia. O resultado superou expectativas: mais de 60 kg de resíduos recolhidos, entre plástico, papel, cartão, metais e vidro.
O Município agradece a todos os que participaram e colaboraram nesta causa — "Juntos pelo Ambiente", à Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. (Leiria), e à Divisão de Ambiente do Município de Pombal, pela disponibilidade e apoio.
O projeto 3CES – Cidadania, Educação e Emprego - 9G é promovido pelo Município de Pombal e pela Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal – ADILPOM, com o apoio da República Portuguesa e do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. É cofinanciado pelo Pessoas 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu.
O Programa Escolhas, integrado no IPDJ, tem como missão, no atual ciclo E9G, promover a inclusão e a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o desenvolvimento de competências, o pensamento crítico e criativo, e a valorização do poder educativo das artes e do desporto.
O programa promove o combate à discriminação social, reforça a participação cívica e a coesão social, dirigindo-se a todas as crianças e jovens — em particular aos provenientes de contextos de maior vulnerabilidade socioeconómica.