Museu Municipal Marquês de Pombal

O Museu Municipal Marquês de Pombal nasceu a 8 de Maio de 1982, graças à doação da maioria do seu espólio por um antiquário pombalense, o senhor Manuel Gameiro, tendo a Câmara Municipal cedido o espaço físico, instalando-o no piso térreo do edifício dos Paços do Concelho, antigo convento antoniano datado do século XVIII.

Em Julho de 2004, após obras de remodelação da Cadeia Velha, na Praça Marquês de Pombal, o Museu é instalado naquele edifício pombalino, dotado agora das condições técnicas necessárias para a preservação do valioso espólio.

Funcionalidades

O espólio do Museu permite uma leitura da História Nacional e Local do século XVIII e da vida do Marquês de Pombal como figura central da vida política portuguesa dessa época.

Neste museu monográfico, a colecção mais expressiva é constituída por um núcleo bibliográfico composto por livros da época, sendo o mais antigo de 1717. Curiosos são os livros que enaltecem ou atacam a figura do Marquês, conforme os seus autores partilham ou não as ideias do grande estadista.

Existe também um grosso núcleo de documentos legislativos como alvarás, sentenças e cartas de lei. Mas, sem dúvida, o que desperta maior interesse são os documentos manuscritos, alguns redigidos pelo próprio Marquês de Pombal relatando-nos assuntos da sua vida pública e privada.

Localização e Contactos
Edifício da Cadeia Velha, Praça Marquês de Pombal
3100-440 Pombal
Telefone: 236 210 500 – Fax: 236 210 595