Acesso Rápido

Rede Natura 2000 – Sítio Sicó-Alvaiázere

A Rede Natura 2000 pretende ser uma rede ecologicamente coerente de áreas de conservação da natureza com importância comunitária. O seu principal objectivo é manter ou recuperar habitats naturais, a flora e a fauna selvagens.

O sítio Sicó-Alvaiázere, criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/00, de 5 de Julho, tem uma área total de 31 678 hectares, estando 17% da sua área total no Concelho de Pombal. Este sítio possui uma elevada diversidade de habitats associados ao substrato calcário. Inclui as maiores áreas do país de carvalho-cerquinho e, em melhor estado de conservação, assim como manchas notáveis e bem conservadas de azinhais sobre calcários.

O referido sítio constitui uma das áreas mais relevantes para a conservação da flora calcícola, bem como inclui vários abrigos de morcegos importantes a nível nacional. Além disso, importa salientar a abundância e diversidade de orquídeas.

Assim e face ao exposto, impõe-se a colaboração de todos os munícipes na valorização, conservação e preservação dos valores naturais existentes neste sítio.

Pombal Digital

A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X