Acesso Rápido
 

Serviço Educativo

Serviço Educativo

Nas últimas décadas e em muitos espaços culturais (museus, bibliotecas, teatros, monumentos e sítios, centros de ciência, …) foram estruturados Serviços Educativos com atividade permanente, dinamizados por profissionais que asseguram a mediação entre os programas científicos, culturais e artísticos e os diversos públicos, particularmente escolares. As visitas ao património histórico, a educação científica e ambiental, a estimulação de capacidades criativas, entre outras, integram também a programação desses espaços.

O serviço educativo do Teatro-Cine de Pombal, foi criado em 2011 e pretende ser um motor e elo de ligação com a Arte e a comunidade onde está inserido.

Local e instrumento para o desenvolvimento de ideias, emoções e sentimentos, o Teatro-Cine está ao serviço da comunidade que serve, querendo assumir-se como “Uma janela aberta” para todos os públicos e faixas etárias que recebe.

Porque queremos que este local se torne numa Janela sempre Aberta, por meios diferenciados, e através de métodos inovadores que estimulam a curiosidade e a participação, abrimos as portas a bebés e crianças, jovens, adultos em idade ativa e seniores; a famílias, escolas e outras comunidades; atores, atrizes, e não atores e atrizes. Todos são bem-vindos.

Visitas ao teatro, oficinas criativas e espetáculos são algumas das atividades que a equipa do serviço educativo do Teatro-Cine de Pombal  quer propor  e desenvolver.

Ao conjunto de iniciativas regulares associam-se projetos artísticos, educativos e comunitários que admitem métodos de trabalho precursores e revelam frequentemente o papel da expressão artística enquanto fator de reabilitação de afetos.

Ouvir, Fazer, Criar, Saber – são os verbos que queremos conjugar de modo contínuo, através de atividades que permitam a cada cidadão, estabelecer a relação que desejar com a Arte.

Difundir e criar atividades artísticas, culturais e educativas, no âmbito das artes, procurando promover uma programação de qualidade, abrangente e diversificada, de forma a estimular a criatividade e sensibilidade artística dos que o procuram.

Proporcionar a todos os públicos experiências que levam à descoberta da arte como universo de prazer e conhecimento, de realização pessoal e comunicação com o outro.

Promover um conjunto diversificado de ações lúdicas e pedagógicas de forma a potencializar e democratizar o acesso à Arte.

Visitas Guiadas com animação

Conduzidas por técnicos do teatro, as visitas dão a conhecer a sala de espetáculos, a sala de ensaios, os camarins e zonas técnicas.

As visitas guiadas decorrem de segunda a sexta-feira, mediante marcação prévia, estando sujeitas à disponibilidade técnica dos espaços.

No final de cada visita será entregue aos participantes “O Livro escuro e Claro” da dgArtes

Público-alvo: Público Escolar – todos os graus de ensino (Crianças do pré-escolar; Crianças do 1º, 2º e 3º Ciclos de Escolaridade; secundário).

 

Oficinas criativas

  1. Marioneta de fios – Oficina de construção de marionetas com pasta de papel.

Esta oficina é constituída por 5 sessões de 2 horas.

Técnica: pasta de papel.

Público Alvo: 6 aos 9 anos e 10 aos 12 anos

 

  1. Marionetas de luvas

Oficina de construção de marionetas com fita-cola de papel.

Esta oficina é constituída por 2 sessões de 2 horas.

Público-alvo: 6 aos 9 anos e 10 aos 12 anos

 

  1. Eu sou eu… na arte do caminho

Iniciativa multidisciplinar que integra o livro, a leitura e as artes plásticas. Procura fomentar no público infantil, o gosto pela leitura, escrita e pintura.

Esta atividade contempla exposição itinerante e ateliê de ilustração com técnica de carvão.

Público-alvo: Jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo.

 

  1. Um abraço a Picasso

Atividade de iniciação à pintura, que servirá sempre de base nas visitas às exposições de pintura/ilustração.

Público-alvo: Jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo.

A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X