O Município de Pombal foi, em 2003, o primeiro Município português a implementar e ver reconhecido, pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação) e pelo IQNet (The International Certification Network), o seu Sistema de Gestão de Qualidade.
Em 2007, enveredando claramente por uma política de melhoria contínua, assente na focalização no cliente, concretizou-se a primeira extensão do sistema, sendo reconhecido, pela primeira vez, o Sistema de Gestão Integrado, que contribuiu para que hoje, esta Autarquia constitua uma referência a nível nacional.
A política de implementação do Sistema de Gestão Integrado, em serviços cuja actividade dos mesmos é susceptível de causar maior impacto na qualidade de vida dos clientes, tem garantido melhorias significativas no relacionamento com os mesmos, e proporcionado ganhos ao nível da eficiência e qualificação das prestações da Administração Municipal.
Assim, o Sistema de Gestão Integrado constitui, hoje, um instrumento essencial para assegurar a Missão, a prossecução dos objectivos estratégicos e um eficiente controlo operacional, nas diversas áreas de intervenção municipal, onde já se encontra implementado, designadamente no Departamento de Planeamento Urbanístico (à excepção do Sector de Jardins), no Departamento de Águas, Saneamento e Ambiente, na Secção de Taxas e Licenças e nos dois Centros de Atendimento, designados de “Fórum Munícipe”.
A definição de uma política da qualidade norteada por princípios de modernização e qualificação administrativa, de focalização no cliente, de sustentabilidade ambiental e de melhoria continua, assentes no cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, tem permitido a este Município desempenhar as suas atribuições e competências, num espírito de cooperação, abertura, proximidade e transparência para com clientes, fornecedores, colaboradores, entidades reguladoras, administração central e demais partes interessadas.
Assim, o referido Sistema de Gestão Integrado está implementado de acordo com referenciais normativos internacionais NP EN ISO 9001:2008 para a Qualidade e NP EN ISO 14001:2004 para o Ambiente.
Com a adopção da Norma NP EN ISO 9001:2008, o Município de Pombal garante que dispõe de um Sistema de Gestão da Qualidade e que cumpre, de forma consistente, os compromissos assumidos com as diversas partes interessadas, satisfazendo as necessidades e alcançando as expectativas das mesmas.
A adopção da norma NP EN ISO 14001:2004, visa garantir o desenvolvimento de uma cultura ambiental integrada na gestão da organização. Assegura que o Município identifica, avalia e adopta medidas de minimização e controlo dos aspectos e impactes ambientais decorrentes da sua actividade. Salientamos que hoje esta norma é aplicável apenas ao Departamento de Águas, Saneamento e Ambiente, dada a especificidade das prestações do mesmo.
Em Abril de 2010, no seguimento do objectivo de qualificação e eficiência das prestações e após execução das auditorias de extensão e acompanhamento, de acordo com os normativos NP EN ISO 9001:2008 e NP EN ISO 14001:2004, respectivamente, concretizou este Município o terceiro alargamento do Sistema de Gestão Integrado, que passou a englobar, para além dos serviços anteriormente referidos, o Departamento de Obras Municipais (com excepção da Divisão de Vias Municipais), a Divisão de Finanças Municipais, a Divisão de Aprovisionamento e Património e a Biblioteca Municipal.
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Por despacho do Presidente da Câmara, datado de 1 de Outubro de 2012, foi extinto o SGQA, mantendo-se, por força daquele mesmo despacho, “(…) a exigência de qualidade da prestação futura dos serviços públicos (…)“.