Acesso Rápido

MANUEL DAS NEVES MENDES PIMENTEL

MANUEL DAS NEVES MENDES PIMENTEL (18.06.1974 - 10.02.1976)

Manuel das Neves Mendes Pimentel, solicitador, nasceu no dia 3 de Março de 1923, na freguesia da Redinha, concelho de Pombal. Era filho de João das Neves e de Deolinda Emília Mendes Cardoso Pimentel, de cujo matrimómio nasceram mais dois filhos: João Pimentel Neves, e Joaquim das Neves Mendes Pimentel.

 

Contraiu matrimónio com Preciosa Lopes Cantante Mendes Pimentel, natural da freguesia do Louriçal, de quem teve dois filhos, Isabel Maria Mendes Pimentel e José Manuel Cantante Mendes Pimentel.

 

Manuel das Neves Mendes Pimentel era sobrinho de Joaquim Inácio Cardoso Pimentel Júnior e sobrinho neto de Joaquim Inácio Cardoso Pimentel.

 

Foi nomeado em 1956 solicitador provisório na Comarca de Pombal, integrando mais tarde o corpo docente da então Câmara dos Solicitadores.

 

Opositor ao regime ditatorial que vigorava em Portugal, integrou várias acções pela implantação da democracia fazendo parte activa da oposição democrática, nomeadamente, na campanha eleitoral como apoiante do General Humberto Delgado em 1958 e nas eleições legislativas de 1969.

 

Filiado no Partido Socialista logo após o derrube do regime, foi membro da Federação Distrital de Leiria, contribuindo para a implantação da secção de Pombal integrando os seus corpos dirigentes.

 

Integrou os corpos sociais de várias colectividades locais; Secretário da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Pombal (1957-59 e 1964), e Secretário da Assembleia-Geral (1960-63 e 1965-72) da Filarmónica Artística Pombalense e do Sporting Clube de Pombal, e Associação Desportiva de Pombal (1957-58).

 

Fez parte da primeira Comissão Instaladora da Liga dos Amigos do Hospital de Pombal.

 

Faleceu em Pombal, no dia 29 de Março de 1998[1].

 


[1] Fernanda Pinto, Vereações da Câmara de Pombal : Decisões | Influências, 1927-1974, Câmara Municipal de Pombal, Pombal, 2017.

pimentel_

Pombal Digital

A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X