Acesso Rápido

Rota dos Moinhos de Vento

Descrição e motivo de interesse
Alvorge – Ansião

Pontos de Interesse: Alvorge, Grutas do Outeiro, Granja (Capela da Residência e Paço dos Jesuítas / Casa Museu de Fósseis de Sicó), Jesuítas / Casa Museu de Fósseis de Sicó),Complexo Monumental de Santiago da Guarda (Torre e Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor / Villa Romana), Lagoa de Soucide, Ponte do Marquinho, Ansião

Os primeiros metros da etapa que liga a Ansião são feitos pelo Caminho de Santiago e depois por um trilho que desce para a Aldeia da Junqueira, contornando o Monte da Costa e o Monte Alvão até chegar aos Moinhos do Outeiro, onde se consegue uma das melhores vistas de toda a etapa (panorâmica sobre o Vale da Várzea da Granja e Santiago da Guarda).

Dos Moinhos do Outeiro desce-se à aldeia da Granja, onde se destacam as ruínas do Paço da Granja (antiga residência dos Jesuítas), a Casa Museu de Fósseis de Sicó e a Igreja de Nossa Sr.ª da Orada. Faz-se então um desvio aos Casais da Granja, seguindo depois na direção de Santiago da Guarda, onde se recomenda uma paragem para uma visita cultural ao seu Complexo Monumental.

Dependendo da altura do ano em que estiver a fazer o percurso, e se o ano for chuvoso, recomenda-se o percurso alternativo de ligação a Ansião. Este percurso alternativo separa-se do percurso principal logo depois da Lagoa de Soucide, a 2,5km de Santiago da Guarda (consulte o mapa e recomendações para esta etapa).

A continuação pelo percurso principal percorre o Vale da Abrunheira e o Vale Escuro (zona que pode inundar), passando um túnel do IC8 que faz a ligação à Aldeia do Marquinho, conhecida pela ponte datada do séc. XIX sobre o rio Nabão. Ao chegar à estrada de alcatrão segue-se na direção do rio, continuando por caminho florestal até ao Escampado da Lagoa. À entrada da aldeia, o percurso faz um pequeno desvio à esquerda, de modo a contornar a dolina que está na origem do nome do lugar. Cerca de 2 km depois termina-se a etapa em Ansião.

Outras Informações

17,5 Km

Distância

Linear

Tipo de Percurso

5 h

Duração

304/200 m

Altitude máx/min

Fácil (Nível II)

Escala de Dificuldade FCMP (I a V)

282 m

Desnível Positivo

Setembro a Junho

Época Aconselhada

A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X