Acesso Rápido

Rota do Paleolítico

Descrição e motivo de interesse
Pombal – Redinha

Pontos de Interesse: Pombal, Marco de Sicó, Ereiras, Poio Velho, Poio Novo, Nascente do Rio Anços, Redinha

Rumo à Redinha, esta etapa inicia-se no Largo do Cardal, seguindo depois pela Avenida Heróis do Ultramar até à Rotunda do Agricultor, onde o percurso toma o trilho de ligação à Aldeia do Vale, de arquitetura tradicional em pedra calcária.

Passa-se pela capela e pelo fontanário, iniciando-se então a subida para Alcaria e o Marco de Sicó (553m), entre impressionantes campos de lapiás. Depois de uma pequena paragem para apreciar e fotografar a paisagem, o percurso desce para as Aldeias de Ereiras e Pousadas Vedras, continuando depois para o Vale do Poio Velho e Poio Novo.

Dois sítios de elevado interesse paisagístico, hoje em dia muito apreciados pelos amantes dos desportos de natureza, mas também por arqueólogos, geólogos e historiadores. No Vale do Poio Novo existe um abrigo com figuras rupestres classificado de Interesse Municipal. À saída do Vale, o percurso desce para os lugares de Arrancada e Anços. Sugere-se uma nova paragem para conhecer a nascente deste rio, uma exsurgência permanente com um caudal médio anual de 50 Mm3. Diz-se localmente: “Em Sicó, vai tudo para Anços”. Segue-se então pelo “Caminho da Lâmpada”, a par com o rio até à Redinha. Passam-se vários campos de regadio, algumas azenhas e a etapa termina junto da Ponte Românica sobre o Rio Anços. No final recomenda-se ainda um passeio livre pelas ruas e monumentos da Vila.

Outras Informações

30 Km

Distância

Linear

Tipo de Percurso

9 h

Duração

550/61 m

Altitude máx/min

Difícil (Nível IV)

Escala de Dificuldade FCMP (I a V)

999 m

Desnível Positivo

Setembro a Junho

Época Aconselhada

A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X