Acesso Rápido

Rota da Tauromaquia

Descrição e motivo de interesse

Pontos de Interesse – Abiúl (Largo da Praça Velha – Palanque dos Duques de Aveiro e Forno, Arco Manuelino, Nicho Seiscentista, Igreja de Nossa Sra. das Neves, Praça de Touros de Abiúl), Sra. das Virtudes, Minas de Carvão do Sítio das Hortas (Pousios), Castelo de Pombal, Pombal.

Com saída do Largo da Igreja de Nossa Sr.ª das Neves, a GR26 desce ao Largo da Praça Velha, onde pode ser apreciado o Palanque dos Duques de Aveiro e o Forno Tradicional das Festas do Bodo. Saindo da vila em direção a Vila-Cã, atravessa-se uma ponte sobre a Ribeira de Valmar, tomando de imediato a direção da direita, rumo à Capela da Sr.ª das Virtudes e a Garriapa. Ao subir pela rua principal tomase a terceira saída à esquerda, novamente por caminhos rurais, entre zonas de mato e terrenos de cultivo. De seguida passa-se uma estrada de alcatrão até que, continuando calmamente em caminhos rurais, se chega à Capela dos Lameiros e à Aldeia dos Pousios. Nesta localidade a GR26 passa ao lado da entrada para uma mina de carvão, que entretanto abateu.

Quando o trilho desemboca numa estrada de alcatrão, descem-se alguns metros para depois subir por um trilho de pé posto aos baldios da Cumeeira. Ao chegar ao cimo desta cumeada, o percurso segue sempre pelo topo em direção a Pombal, passando na Mata da Rola e subindo ao Castelo Templário de Pombal, para depois percorrer a zona histórica: Torre do Relógio Velho, Praça Marquês de Pombal (com a Igreja Matriz, o Celeiro e a Cadeia), terminando no Jardim das Tilias, ao lado dos Paços do Município (Igreja do Cardal e Convento de Santo António).

Outras Informações

14 Km

Distância

Linear

Tipo de Percurso

4 h

Duração

206/77 m

Altitude máx/min

Fácil (Nível II)

Escala de Dificuldade FCMP (I a V)

314 m

Desnível Positivo

Setembro a Junho

Época Aconselhada

A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X