Acesso Rápido

Heróis da Fruta

No âmbito dos projetos desenvolvidos pela APCOI – Associação Portuguesa de Combate à Obesidade Infantil, o Município de Pombal investiu em diversas vertentes do programa “Heróis da Fruta”:

  • Impressão de materiais pedagógicos para todas as turmas: cartazes (tamanho A2) com o “Quadro de Mérito” e respetivas “Estrelas” a colocar em sala de aula, para preencher diariamente consoante o consumo de fruta.
  • Gestão e introdução dos dados recolhidos pelos professores na “área reservada” da plataforma on-line (questionários iniciais/finais e quadros de mérito iniciais/finais).
  • Deslocação da nutricionista às escolas envolvidas e dinamização de atividades com as diversas turmas: atividade com componente teórica (abordando a “missão dos heróis da fruta” e os seus “mandamentos”) e prática (preparação e confeção de “pizza de fruta” por parte das crianças).
  • Apoio na gravação e edição dos vídeos do Hino da Fruta: deslocação de técnicos do Município às escolas para gravar e posteriormente editar os hinos elaborados e ensaiados pelos docentes e crianças.





Em 2014-2015, o Município de Pombal associou-se ao projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», iniciativa gratuita de sensibilização para a importância dos hábitos alimentares saudáveis na prevenção do excesso de peso e restantes doenças associadas, promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

Esta é uma iniciativa de educação para a saúde que inclui um programa de âmbito nacional que visa motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos para a ingestão diária de fruta no lanche escolar, uma vez que o atual consumo se situa muito abaixo do recomendado.

ESCOLAS DE POMBAL COM TRABALHOS A VOTAÇÃO NOS “HINOS DA FRUTA” DO PROJETO HERÓIS DA FRUTA
Está a decorrer a 2ª etapa do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), coma realização do concurso “Hinos da Fruta”, que conta com a participação de duas Escolas de Pombal, a EB1 do Escoural e a EB1 de Santiago de Litém.

Nesta segunda etapa, que visa a mobilização dos adultos, as crianças partilham o que aprenderam sobre a fruta com as suas famílias e comunidades locais, convidando os adultos para ver, ouvir e votar (televoto) no seu “Hino da Fruta”, transportando assim as importantes lições sobre alimentação saudável da escola até casa.

hinosdafrutabanner

Programa para o concelho de Pombal

EB1 de Santiago de Litém:

– Dia Mundial da Alimentação

– Dia do Bolinho

– Magusto

– Arco Íris e Espetadas de Fruta

EB1 do Escoural:

– Arco Íris de Fruta

A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X