Rede de Cidades e Vilas de Excelência

Com a adesão de Pombal à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, lançada e coordenada pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) à qual aderiram mais de três dezenas de cidades e vilas, o município obtém o reconhecimento do seu desenvolvimento integrado, harmonioso e sustentável, posicionando-se, cada vez mais, como um território de excelência para residentes e visitantes, assumindo o compromisso de construir um processo de melhoria contínua.

A Rede de Cidades e Vilas de Excelência, foi criada com o objetivo de partilhar experiências e soluções, que constituam excelentes exemplos de boas práticas urbanas no desenvolvimento sustentado do território, e assim, reduzir riscos e maximizar oportunidades em projetos, ao nível das acessibilidades, mobilidade amigável, turismo e regeneração e vitalidade urbana.

A excelência dos territórios projeta-os económica, social e culturalmente para níveis de otimização ímpares. Pertencer à Rede de Cidades e Vilas de Excelência é, assim, um passo decisivo para ampliar as possibilidades de desenvolvimento local.

O cuidadoso planeamento das acessibilidades no espaço público e da mobilidade sustentável que se reflete na qualidade de vida da comunidade local é agora partilhado com uma rede nacional de municípios.

Pombal, querendo afirmar-se enquanto destino acessível e de excelência para viver, trabalhar ou visitar, vê, com a entrega deste galardão, o reconhecimento do trabalho já desenvolvido nestes domínios.

No desenvolvimento do Plano de Ação Local, o município de Pombal optou pela abordagem do eixo 1 subordinado ao tema Cidade acessível para todos (Pombal + Acessível) e do eixo temático 3: a cidade de regeneração e vitalidade urbana (Cidade “AtrATIVA”).

Com esta abordagem, pretende-se dotar a cidade com uma rede de percursos pedonais e de transportes coletivos, que proporcionem o acesso seguro e confortável de todo o peão, residente e/ou visitante, com ou sem mobilidade condicionada, a todos os pontos relevantes da sua estrutura ativa, fomentando a articulação entre o espaço e os edifícios públicos e turísticos da cidade.

Pretende-se ainda, tornar Pombal uma cidade mais atrativa, ativa e inclusiva; mais habitada, vivida e visitada, “atraindo pessoas”, aumentando os habitantes e turistas, potenciando mais sociabilidade, revitalizando o comércio local baseado num espaço público qualificado e acessível, apoiado por uma ampla oferta de serviços e equipamentos e uma diversificada animação social, lúdica, cultural e turística.

Neste desiderato foi identificado um conjunto de ações a concretizar, nomeadamente:

• Promoção de um circuito pedonal acessível de interligação entre os principais equipamentos, as funções centrais e os diversos pontos turísticos, assegurando a articulação e a coesão da cidade;
  • Intervenção nos edifícios municipais e turísticos, tornando-os acessíveis;
  • Otimização da rede de transportes públicos conferindo maior eficiência, acessibilidade e cobertura;
  • Reabilitação e conservação do edificado;
  • Valorização do espaço público e mobilidade;
  • Re-habitar e promover o centro histórico;
  • Revitalização do “comércio de rua” e do tecido económico;
  • Dinamização cultural, turística e de lazer.