Acesso Rápido

ODS13

Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos

O ODS 13 visa implementar o compromisso assumido na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e operacionalizar o Fundo Verde para o Clima. Visa reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação dos países aos riscos naturais relacionados com o clima e às catástrofes daí resultantes, com especial destaque para o apoio aos países menos desenvolvidos.

Metas

Metas globais para as quais podemos contribuir a nível local:

13.2. Integrar medidas relacionadas com alterações climáticas nas políticas, estratégias e planos nacionais

13.3. Melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas

13.b. Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planeamento e gestão eficaz no que respeita às alterações climáticas, nos países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento, e que tenham um especial enfoque nas mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas

Boas práticas do Município

As Brigadas de Voluntários de Proteção Civil são constituídas por voluntários, a nível das Freguesias, orientadas pelos Presidentes de Junta e coordenadas pelo SMPC Pombal. Durante a época crítica de incêndios florestais, atuam em vigilância, apoio logístico, rescaldos e outros.

O Projeto de “Defesa Contra Cheias de Pombal” define uma estratégia e um conjunto de medidas que permita diminuir o risco de inundação para áreas identificadas como Áreas de Risco Potencial Significativo de Inundações (ARPSI), tendo em conta as especificidades do território.

O projeto “Floresta Limpa, Pombal sem Incêndios”, consiste numa campanha de comunicação aos proprietários para limpeza dos seus terrenos, fora do período crítico para a ocorrência de incêndios, e na realização de operações de gestão de combustível numa faixa lateral de terreno confinante com a rede viária.

Boas práticas da Comunidade

O programa “O Arunca é sala de aula”, consiste na dinamização de atividades de consciencialização para a importância dos Rios na nossa comunidade. Reconhecendo a comunidade educativa e académica como importantes agentes de mudança de comportamentos, desafiam os parceiros a tornar o rio um objeto de estudo. Desenvolvem atividades tanto no rio como integrados nos tempos letivos dos centros educativos.

Dê o seu contributo

Todos podemos contribuir para a concretização do ODS13 – Ação Climática.

– Tem uma ideia que contribua para atingir este objetivo? Envie-nos por e-mail.

– Sempre que divulgue uma ação ou projeto que seja relevante para os Objetivos use o hashtag  #pombalODS

 

Para dúvidas e/ou esclarecimentos, por favor contacte-nos através do e-mail ods@cm-pombal.pt