Acesso Rápido

ODS11

Tornar as cidades e as comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

O ODS 11 visa renovar e planear as cidades e outros aglomerados humanos de uma forma que ofereça oportunidades para todos, com acesso a serviços básicos, energia, habitação, transportes e espaços verdes, reduzindo, simultaneamente, a utilização de recursos e o impacto ambiental.

Metas

Metas globais para as quais podemos contribuir a nível local:

11.1. Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos, e melhorar as condições nos bairros de lata

11.2. Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária através da expansão da rede de transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos

11.3. Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para um ordenamento do povoamento humano participativo, integrado e sustentável, em todos os países

11.4. Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo

11.6. Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita nas cidades, incluindo prestar especial atenção à qualidade do ar, à gestão de resíduos municipais e de outros resíduos

11.7. Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência

Boas práticas do Município

A Área de Reabilitação Urbana (ARU) / Operação de Reabilitação Urbana (ORU) é um instrumento de estímulo à reabilitação do edificado, infraestruturas e equipamentos urbanos localizados em centros históricos e núcleos urbanos antigos. Atualmente existem os seguintes: ORU Zona Central da Cidade de Pombal, ARU Seixo-Emporão, ARU/ORU Abiúl, ARU/ORU Louriçal, ARU Redinha, ARU Albergaria dos Doze, ARU Guia e ARU Poios.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Pombal tem como objetivo a requalificação do espaço público da cidade de Pombal, dotando-o de boas condições de mobilidade e fruição para todas as faixas etárias, e melhoria das acessibilidades. Neste âmbito tem promovido a requalificação de diversos espaços da cidade de Pombal, nomeadamente:

– Várzea: os arruamentos, largos e do jardim da várzea foram dotados de boas condições e eliminação de barreiras arquitetónicas, integrou o jardim na envolvente, repensou-se os lugares de estacionamento e apostou-se em mobiliário urbano mais atual e confortável.

– Jardim do Cardal: adequação do jardim às vivências no espaço público da sociedade atual, incrementação do interesse pelo espaço de determinadas faixas etárias, conversão do corredor central num espaço amplo, com elementos interativos, e suavização do traçado formal do mesmo.

– Jardim das Laranjeiras: eliminação de barreiras à travessia pedonal, alteração do traçado e criação de um espaço de estadia.

– Pombus: alargamento da rede e desenvolvimento de sistemas de informação inteligente.

– Corredor ribeirinho: construção de circuito pedonal ao longo do rio, proporcionando à cidade um espaço de vivência, fomentando um ambiente urbano agradável e sadio.

– Rua de Leiria e espaço envolvente, Rua Mancha Pé e Custódio Freire, rua Carlos Alberto Mota Pinto e Rua Maria Justina Varela Pinto: requalificação da via, rebaixamento dos passeios, melhoria da circulação pedonal e conexão entre arruamentos.

A implementação de projetos concebidos para a requalificação da centralidade dos espaços centrais das freguesias, tem como objetivo a aposta na estruturação do território, proporcionando uma organização coerente e coesa, uma legibilidade de fácil apreensão, e fomento de uma linguagem mais urbana e uma imagem mais atrativa. Promoveu a requalificação do centro de Albergaria dos Doze, Abiul, arranjos e passeios na sede de freguesia do Louriçal, Carriço e Redinha para aumento e melhoria da acessibilidade pedonal, valorização do património, serviços e comércio local e melhoria da vivência no espaço público.

O Plano Local de Promoção de Acessibilidade (PLPA) é um plano estratégico que, tendo por objetivo a melhoria das acessibilidades no município, desenvolveu ações de sensibilização, formação e participação, envolvendo populações, associações e entidades locais. Este plano permitiu a realização de obras de melhoria das acessibilidades em edifícios públicos, tais como a colocação de rampas de acesso e elevador e beneficiação de algumas passadeiras existentes para correção de desníveis e melhoria da mobilidade.

Os Ginásios ao ar livre são instalação de equipamentos de manutenção física em espaços verdes do Município de Pombal, nomeadamente o Jardim do Vale, Parque Verde do Açude, inicio da ciclovia da Estrada Atlântica, Parque verde de Carnide e Parque Aventura e Lazer de Albergaria dos Doze.

O projeto AMPARHA, Programa de apoio municipal para adaptação e requalificação de habitações, consiste na intervenção e requalificação de habitações de pessoas idosas, cidadãos portadores de deficiência e em situação de isolamento, adequando os espaços e as acessibilidades às suas restrições, permitindo-lhes a permanência autónoma nas respetivas habitações.

Boas práticas da Comunidade

A Rede de Aldeias do Calcário (RAC), promovido pela Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, estrutura-se num conjunto de ações de valorização, desenvolvimento e promoção das populações e recursos locais, direcionadas às áreas turísticas, de marketing global, de estudo e otimização das várias dimensões culturais e patrimoniais, de criação de oportunidades de mercado e pequenos investimentos, vertidas no esforço de afirmação e amplificação dos valores intrínsecos e particulares da Serra de Sicó. O projeto tem como plataforma única a definição de uma estratégia programática em rede que se operacionaliza em diversos projetos, com múltiplos parceiros:  “Arte de Construção de Muros em Pedra Seca”; “A Dimensão Cultural de uma Paisagem Protegida”; “Rede de Aldeias do Calcário – ARUS e PERUS”; “LABSICÓ”.

Dê o seu contributo

Todos podemos contribuir para a concretização do ODS11– Cidades e Comunidades Sustentáveis.

– Tem uma ideia que contribua para atingir este objetivo? Envie-nos por e-mail.

– Sempre que divulgue uma ação ou projeto que seja relevante para os Objetivos use o hashtag  #pombalODS

 

Para dúvidas e/ou esclarecimentos, por favor contacte-nos através do e-mail ods@cm-pombal.pt