Parque de Aventura e de Lazer de Albergaria dos Doze

– Prazo de execução: 270 dias
– Estado: concluído

Descrição:

O projeto de criação do Parque de Aventura e de Lazer de Albergaria dos Doze resultou da proposta vencedora do Orçamento Participativo 2015 e de uma articulação com a Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (NADA) e União de Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.

Consistiu na reconversão do espaço da antiga Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), com cerca de 4.095m2, numa área de desporto de aventura e lazer, contribuindo ao mesmo tempo para a preservação do meio ambiente, dotado de equipamentos para fomentar o encontro de famílias, a confraternização e o convívio.

Destaca-se a construção de um edifício de apoio, sede social do NADA, com sanitários públicos, balneários, sala multiusos, arrecadação de material e bar. Foi instalado um parque de merendas com churrasqueiras de usufruição comunitária; parque infantil; uma área de manutenção (ginásio ao ar livre) e de um circuito de arborismo/ parque de aventura (a ser utilizado mediante pré-inscrição e sob monitorização do NADA). Existe ainda uma zona de estacionamento automóvel servido por uma ponte pedonal de acesso.

A gestão e exploração do espaço está a cargo do NADA, no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado entre a coletividade, o Município de Pombal e a União de Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.